Se você (assim como nós) sonhava em ter em sua casa aquela conexão de 200 Mb/s que a Oi apresentou no ano passado, saiba que o sonho está mais distante do que você imaginava. Contrariando o que a operadora anunciou no ano passado, Zeinal Bava, presidente da Oi, disse que a implantação do serviço de fibra ótica para residências deve demorar pelo menos mais três anos.

¯\_(ツ)_/¯
¯\_(ツ)_/¯

Para quem não lembra, na Futurecom do ano passado a Oi demonstrou que os serviços de fibra ótica seriam investimentos-chave para o próximo ano. Com a oferta de 100 Mb/s por R$ 79 e 200 Mb/s por R$ 99, não tinha como dar errado: o preço é excelente e o serviço seria bastante popular. A princípio, a operadora mantinha um plano piloto na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e tinha expansão prevista para outros bairros e para Belo Horizonte em dezembro do ano passado.

Ouça o áudio da declaração:

Não é a primeira vez que surta o espírito do Serginho Mallandro na Oi. Se você tem memória boa, vai lembrar que em 2009 a operadora prometeu o Velox Ultra, serviço de banda larga com velocidades de até 100 Mb/s com as tecnologias ADSL, VDSL2+ e FTTH, que nada mais é do que fibra ótica até a casa do cliente. O projeto não saiu do papel e, até hoje, é muito raro ver clientes da operadora aptos a assinarem velocidades maiores do que 10 Mb/s.

Em relação aos serviços de banda larga, a Oi oferece as piores velocidades dentre as principais concorrentes. Enquanto a maior velocidade ofertada pelo Oi Velox é 15 Mb/s, NET e GVT ultrapassam a barreira dos 100 Mb/s em suas ofertas.

Entrave do 4G é o preço do aparelho

Zeinal aproveitou e comentou que a massificação do 4G só ocorrerá quando os preços dos aparelhos caírem, e que não depende muito de cobertura para isso. Sobre expansão da cobertura, o presidente disse que pretende cumprir as metas estabelecidas pela Anatel. Em um comunicado sobre os investimentos no estado de Minas Gerais é dito que Juiz de Fora e Uberlândia serão cobertas até o final do ano.

É preciso lembrar que o buraco da Oi é ainda mais fundo: dentre as quatro principais operadoras, ela tem a pior cobertura 3G. Os dados do Teleco revelam apenas 888 cidades cobertas pela operadora. A Vivo quem detém a maior cobertura 3G, com 3.132 cidades. Antes de expandir o 4G, é necessário expandir primeiro as redes 3G.

500 mil hotspots do Oi WiFi até o final do ano

O que a Oi parece estar investindo bastante é na ampliação de hotspots do Oi WiFi. Graças a uma parceria com a Fon, aumentar o número de hotspots é uma tarefa bem fácil para a operadora. O assinante Velox recebe em sua casa um modem Wi-Fi e pode optar por abrir sua conexão para a rede de hotspots. Assim o cliente pode utilizar a rede sem fio da operadora tanto em casa como em qualquer outro ponto de acesso do Oi WiFi.

Investir em Wi-Fi é muito inteligente quando se trata de cobertura de locais com acúmulo de pessoas. Como é mais fácil garantir garantir disponibilidade e velocidade em Wi-Fi do que em 2G/3G/4G, todo mundo fica satisfeito: o cliente por ter melhor velocidade e qualidade de conexão e a operadora por economizar espectro. A operadora já fez cobertura Wi-Fi em grandes eventos: pude experimentar o serviço no Rock in Rio e funcionou muito bem.

Atualmente, a rede Oi WiFi conta com pouco mais de 320 mil hotspots.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados