Sua caixa de entrada no Gmail ganhará mais botões de ação rápida

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Google anunciou há alguns meses mais uma daquelas pequenas funcionalidades que, quando somadas, fazem com que o Gmail se diferencie dos demais serviços de email. Os botões de ação rápida, que permitem ao usuário realizar determinadas tarefas diretamente da caixa de entrada, sem ter que abrir as respectivas mensagens, ficaram mais completos.

Agora, se um amigo te enviar uma recomendação de vídeo no YouTube, por exemplo, você poderá encontrar um botão de nome “View video” (ou equivalente nos demais idiomas) ao lado do campo assunto do email. Ao clicar nele, o navegador abrirá imediatamente a página do vídeo, mesmo que você não tenha visualizado o conteúdo da mensagem.

Botão de ação rápida do Gmail

A funcionalidade também pode ser utilizada para visualização rápida de arquivos compartilhados no Google Drive ou para responder mensagens no Google+, por exemplo. Mas o mais interessante é que mesmo serviços de terceiros poderão usufruir dela. Em seu anúncio, o Google explica que já há botões de acesso rápido para pastas do Dropbox e vídeos no Vimeo.

A lista de serviços compatíveis pode aumentar significativamente, pois o Google criou uma página para que desenvolvedores possam saber como integrar suas ferramentas ao recurso. Assim, dá para criar botões para ofertas por email, para confirmação de cadastro, para avaliação de compras e assim por diante.

A existência de uma página para desenvolvedores deixa claro que a novidade não funcionará se os critérios determinados pelo Google não forem seguidos. Assim, botões para o YouTube ou para o Vimeo, por exemplo, só aparecerão se a recomendação por email for feita a partir dos sites destes serviços.

Botão de ação rápida do Gmail

Os novos botões já estão aparecendo em algumas contas, mas poderá levar alguns dias para cobrir todos os usuários do Gmail. Ainda não se sabe se a empresa planeja expandir os botões para os aplicativos móveis do serviço.

Atualizado às 19h09.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados