Android supera 80% das vendas de smartphones e Windows Phone continua avançando

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 9 meses

Um relatório divulgado nesta terça-feira pelo IDC mostra que o Android continua aumentando a sua liderança do mercado de dispositivos móveis. Em relação ao terceiro trimestre de 2013, a plataforma do Google marcou presença em 81% dos smartphones comercializados, com o iOS aparecendo na segunda posição, detendo 12,9% do segmento.

Em volume de vendas, estas porcentagens indicam que, no referido período, foram comercializados 261,1 milhões de smartphones, sendo 211,6 milhões deles baseados no Android. É uma marca impressionante, especialmente se levarmos em conta que, no terceiro trimestre de 2012, este número foi de aproximadamente 140 milhões de unidades vendidas (74,9%) de um total de 186,7 milhões.

A Samsung é, de longe, a fabricante que mais tem a comemorar: 39,9% destes 211,6 milhões de aparelhos levam a sua marca.

samsung-galaxy-s4-active-caixa

Os resultados da Apple também foram positivos: 33,8 milhões de aparelhos (12,9%) no terceiro trimestre de 2013. Só que, no mesmo período do ano passado, a sua proporção de mercado havia sido maior: 14,4%, que correspondiam a 26,9 milhões de dispositivos.

A pesquisa do IDC também mostra que o Windows Phone ocupou, definitivamente, a terceira posição do mercado. Também com base no terceiro trimestre de 2013, 9,5 milhões de aparelhos (3,6%) rodando o sistema móvel da Microsoft foram comercializados, contra 3,7 milhões (2%) no mesmo período do ano passado. O mérito aqui, como você deve ter imaginado, é quase todo da Nokia: a companhia respondeu por 93,2% das vendas.

A notória queda da BlackBerry apenas se confirmou: de 7,7 milhões de aparelhos (4,1%) para 4,5 milhões (1,7%), provando, mais uma vez, que os modelos Q10 e Z10 sequer conseguiram amenizar o drama da companhia.

O relatório indica ainda que smartphones com telas de 5 polegadas ou mais (incluindo aí os “phablets”) estão mesmo caindo no gosto dos consumidores. No terceiro trimestre de 2013, 21% das unidades vendidas corresponderam a esta categoria; um ano atrás, esta proporção era de apenas 2%.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados