Art Selfie: app Google Arts & Culture transforma sua foto em desenho

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Credo, não sou tão feio assim não.

Com qual obra de arte você parece? O Google lançou no Brasil o Arts & Culture, app que transforma sua foto no desenho de uma obra de arte que é mais semelhante ao seu rosto. Para complementar, ele também lista outras pinturas que têm desenho correspondente, indicando a porcentagem.

No geral, o Google Arts & Culture serve para explorar as obras de arte ao redor do mundo e reúne matérias, temas em destaque e até museus que você pode visitar perto da sua localização. Também dá para ativar alertas que te informam das principais notícias sobre o mundo da arte.

Usando o Art Selfie

Dentro do app, há o Art Selfie, que pesquisa uma obra de arte usando a sua selfie e determina o quão parecida ela é com as pinturas armazenadas no banco de dados do Google. Veja como usá-lo:

  1. Baixe e instale o app Google Arts & Culture no Android ou iPhone;
  2. Desça a rolagem do aplicativo até encontrar a seção Pesquisar com sua selfie;
  3. Toque em Primeiros passos;
  4. Leia e aceite os termos de uso:
  5. Tire uma selfie e toque no círculo para capturar;
  6. Espere o Google analisar sua imagem…

Pronto! Agora aparecerá a obra de arte com a qual você se parece. É possível deslizar para o lado para achar outras pinturas menos correspondentes. Você ainda pode tirar outra foto ou compartilhar essa nas redes sociais.

Caso você queira saber mais sobre a obra de arte, basta tocar sobre o botão de (i) no canto superior direito do cartão. Ele mostra o nome da pintura, o autor e em qual museu ela está. Também é possível tocar em Ver obras de arte para ampliar a obra e até dar zoom.

Vale ressaltar que, de acordo com os termos de uso, o Google armazena a sua foto por tempo o suficiente para procurar por correspondências; depois, ela é deletada dos servidores. No entanto, a empresa afirma que você precisa obter o consentimento explícito de uma pessoa caso queira tirar uma foto dela.

Como o Art Selfie funciona?

Basicamente, o recurso funciona por meio de inteligência artificial, que analisa os traços do seu rosto e procura por correspondências em mais de 1.600 retratos e pinturas, sendo que 500 delas fazem parte de museus brasileiros.

No anúncio do aplicativo, o Google informa que o Arts & Culture inclui obras-primas de casas como a Pinacoteca, de São Paulo, e o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. A plataforma também pode ser acessada na web, mas o recurso de Art Selfie só existe no celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Arts & Culture na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados