Mais uma novidade acaba de chegar para enriquecer o universo do Chrome: nesta terça-feira, o Google liberou uma extensão que permite ao usuário fazer buscas ou dar comandos ao navegador via voz, tal como acontece com o Google Now para Android, por exemplo.

Sim, já faz algum tempo que é possível fazer pesquisas de voz no Google a partir do Chrome. Mas, para ativar a função, é necessário clicar no ícone do microfone que aparece no lado direito do campo de busca. Com a extensão recém-disponibilizada, não é preciso clicar em nada, basta pronunciar o comando “Ok, Google” para o recurso entrar imediatamente em funcionamento.

Olha, mãe! Sem as mãos!
Olha, mãe! Sem as mãos!

Além das tradicionais pesquisas, você pode utilizar a extensão para algumas das demais funcionalidades do buscador, como fazer cálculos, converter moedas e medidas, comparar preços ou traduzir palavras para outros idiomas.

É possível inclusive configurar um alarme. O comunicado da empresa, liberado em sua página no Google+, cita como exemplo o comando “Ok Google, set a timer for 30 minutes” (“ok, Google, defina um lembrete para daqui a 30 minutos”).

De nome Google Voice Search Hotword, a extensão está em fase beta e, pelo menos por enquanto, entende apenas comandos em inglês. Isso significa que, para conseguir testá-la, você precisa fazer pesquisas no endereço google.com e, provavelmente, modificar as preferências de busca (nesta página) para definir o referido idioma como padrão.

Ainda não há previsão de quando a extensão funcionará oficialmente para usuários de outros países. Mas, se levarmos em conta que a funcionalidade possui tecnologia similar ao reconhecimento de voz do Google Now, que já está avançando na compatibilidade com outras línguas, é provável que não tenhamos que esperar muito para dar comandos em português.

Com informações: 9to5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados