Primeiras unidades do Jolla, smartphone com Sailfish OS, começam a ser entregues e rodam apps para Android

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Cerca de seis meses atrás, a Jolla, aquela empresa criada por ex-colaboradores da Nokia para dar sequência aos trabalhos iniciados com o finado MeeGo, prometeu colocar seu primeiro smartphone no mercado ainda em 2013 e assim o fez: o dispositivo, que leva o mesmo nome da empresa, começou a ser entregue hoje para consumidores da Finlândia que o adquiriram em pré-venda.

jolla-1
Além deste verde, o Jolla chega em outras oito cores

O controle quase total do segmento de smartphones pela Apple e pelo Google, assim como a chegada de plataformas como Firefox OS e Tizen, parece não assustar os idealizadores da Jolla. A empresa acredita que as propostas de seu sistema operacional, o Sailfish OS, farão a diferença na disputa de mercado.

A plataforma chama mesmo a atenção: tem raízes no MeeGo (cuja performance era costumeiramente elogiada), conta com um padrão visual agradável e possui uma interface baseada em gestos, dispensando botões físicos ou mesmo virtuais – para abrir o menu de programas, por exemplo, basta deslizar a tela inicial para cima.

Este vídeo mostra o sistema em ação:

Como o “calcanhar de Aquiles” de toda plataforma nova é a quantidade modesta de aplicativos, a Jolla buscou uma alternativa interessante: o Sailfish OS é capaz de executar uma quantidade razoável de apps para Android – 85 mil nesta fase inicial, para ser um pouco mais preciso.

As especificações de hardware do Jolla não impressionam para os padrões atuais, mas são, provavelmente, suficientes para rodar bem o Sailfish OS: tela IPS de 4,5 polegadas com 960×540 pixels e Gorilla Glass 2, processador dual-core de 1,4 GHz da Qualcomm, 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento expansível com microSD, câmera traseira de 8 megapixels com LED, câmera frontal de 2 megapixels e bateria de 2.100 mAh, tudo isso em um dispositivo com espessura de 9,9 mm e 141 gramas de peso.

Na conectividade, há Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, GPS, porta Micro USB 2.0, além de 3G e 4G. É possível adicionar suporte a NFC por meio de uma capa traseira especial, a Other Half, que também pode alterar parâmetros do sistema operacional. A ideia é que, futuramente, o usuário possa fazer o aparelho entrar em um modo de funcionamento profissional, por exemplo, simplesmente colocando a capa apropriada.

A capa Other Half
A capa Other Half

Se você está entre os consumidores fora da Finlândia que compraram o Jolla em pré-venda no site oficial, não precisará esperar muito mais para tê-lo em mãos: a empresa assegura que estas unidades serão enviadas até o final de 2013.

Os demais interessados devem aguardar um pouco mais, uma vez que a Jolla prometeu iniciar as vendas online do aparelho assim que todas as unidades encomendadas tiverem sido entregues. Com sorte, a espera não passará do primeiro trimestre de 2014.

Na Europa, o dispositivo custa 399 euros, o equivalente a pouco mais de 1.250 reais.

Com informações: Digital Trends

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados