Como desinstalar o Internet Explorer do Windows

Aprenda como desinstalar o Internet Explorer e entenda por que você não deveria usa-lo, algo que nem a Microsoft recomenda

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
TheDigitalArtist / Internet Explorer / Pixabat / como desinstalar o internet explorer

Desinstalar o Internet Explorer do Windows, como medida de segurança, é um procedimento recomendado pela própria Microsoft, por razões simples: o navegador não é atualizado há tempos, possui sérias falhas e caso venha a ser utilizado, deixa o sistema vulnerável a ataques de hackers. Se você ainda usa o IE como navegador principal, saiba por que você não deveria fazê-lo, e aprenda a como desinstalar.

Por que eu não deveria usar o IE?

Porque o navegador não é atualizado há tempos. A Microsoft o mantém como ferramenta do Windows para fins de compatibilidade, especialmente para o uso por desenvolvedores e empresas, que ainda precisam dar suporte a sistemas legados, que só rodam no antigo browser.

  • Por que nem a Microsoft quer que você use o Internet Explorer

Para complicar, o Microsoft Edge, o atual navegador padrão do Windows, só está disponível no Windows 10, e muitos usuários não instalam outros browsers (como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox), por puro desconhecimento, e continuam usando o “ezinho da internet“.

A Microsoft promete para breve o Edge com Chromium, que rodará no Windows 7 e 8.1, mas até lá, o mais seguro é instalar outro navegador e se livrar do IE.

Como desinstalar o Internet Explorer do Windows

Primeiro, sejamos diretos: o Internet Explorer não pode ser desinstalado, de nenhuma versão do Windows. O que nós vamos fazer é desativa-lo, através de uma ferramenta de gerenciamento de recursos presente no Painel de Controle.

Independente de qual seja a versão do Windows que você utiliza, faça o seguinte:

  1. Na barra de busca do Windows 10, digite o comando appwiz.cpl e tecle Enter.
    Em versões anteriores do Windows (ou mesmo no Windows 10), utilize a combinação de teclas Win + R, digite o comando acima na janela Executar, e tecle Enter;
  2. Na janela Programas e Recursos, clique em Ativar ou desativar recursos do Windows;
Configurações de recursos do Windows / como desinstalar o internet explorer
  1. Na janela seguinte, desmarque a caixa ao lado do Internet Explorer, e clique em OK;
  2. Reinicie o computador.

E pronto.

Feito isso, o Windows irá reiniciar com o Internet Explorer desativado, e você não mais terá que se preocupar com um navegador antigo e inseguro, que poderia ser utilizado como uma porta de entrada para ataques.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados