A demonstração da engine de The Division é um belo teaser da nova geração

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

A Ubisoft revelou ontem uma amostra do que sua nova engine, a Snowdrop, será capaz de fazer no PlayStation 4 e no Xbox One. Ela será a responsável pelos gráficos incríveis de The Division, jogo que será lançado em 2014 e que, apresentado de surpresa na E3, acabou se tornando um dos mais aguardados para a nova geração.

The Division se passa em uma Nova York destruída por um vírus que causa uma epidemia em todos os EUA. A sociedade toda entra em colapso e uma divisão especial, que dá nome ao jogo, é chamada para tentar controlar a crise. A inspiração para a história foi a operação Dark Winter, uma simulação realizada em 2001 para treinar as autoridades no caso de uma epidemia causada por armas biológicas no país – e que serviu para expor, principalmente, as fraquezas do sistema de saúde.

O jogo é uma mistura de RPG e MMO de ação e, ao longo da campanha, os jogadores irão enfrentar perigos de dia e de noite, além das mudanças climáticas das estações bem definidas nova-iorquinas. É preciso ter uma engine que dê conta disso, e é aí que vem a demonstração da Snowdrop casando com o poder da oitava geração de consoles. Dica: assista em Full HD.

Apesar de eu ter ficado mais impressionada com a neve derretendo e virando lama, há outros pontos que merecem atenção. Talvez, até mais.

O destaque, feito pelo próprio vídeo, é na iluminação e em como a luz reage imediatamente com o ambiente – por exemplo, a luz do sol passando pelos buracos de tiro em um outdoor, ou uma lâmpada balançando e iluminando, sem sequência no movimento, as paredes e o teto. As transições entre dia e noite também receberam uma atenção em como o sol bate no cenário. E os gráficos, como vocês viram, são lindíssimos, com um realismo de cair o queixo.

Há controvérsias, no entanto, se os gráficos de The Division serão tão bonitos assim nos consoles; pela internet tem imagens comparando amostras de Forza 5 e como ele ficou de verdade nas salas de estar e a diferença nos gráficos é bem visível. Mas, até que provem o contrário, vamos ser otimistas: se esse sample da Snowdrop é o que teremos no primeiro ano da oitava geração, imagine como serão os games daqui a cinco anos!

Para dar uma ansiedade, este é o gameplay de The Division:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados