Gmail vai mostrar imagens por padrão nos seus emails

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Você não precisará mais clicar num link para ver as imagens de um email recebido na sua conta do Gmail. O Google anunciou hoje que passará a mostrar todas as imagens por padrão, sem comprometer a segurança do usuário. A mudança vale tanto para a versão web do Gmail quanto para os aplicativos para Android e iOS.

A exibição de imagens é bloqueada por padrão pela maioria dos serviços de email, não apenas pelo Gmail. Isso porque algumas empresas aproveitam a possibilidade de incluir imagens externas no corpo do email para rastrear o usuário, obtendo informações como cookies e endereços de IP. Além disso, possíveis falhas de segurança no navegador podem ser exploradas dessa forma.

google-gmail-imagens

Isso significa que o Gmail ficará mais inseguro? Não necessariamente: o Google diz que todas as imagens dos emails serão fornecidas através dos servidores de proxy da empresa. Esses servidores, além de bloquearem a possibilidade de rastrear o usuário, também checam o conteúdo das imagens quanto a vírus e outros códigos maliciosos.

O Google afirma que poderá bloquear as imagens e perguntar ao usuário se deseja exibi-las caso detecte que o conteúdo da mensagem é suspeito. Isso acontecerá, por exemplo, quando alguém enviar um email com links únicos de imagens para verificar se o destinatário leu a mensagem, uma fórmula utilizada por spammers para confirmar se o endereço de email é válido.

A mudança será realizada a partir de hoje na interface web do Gmail e em janeiro de 2014 nos aplicativos para Android e iOS. Se preferir, você pode voltar ao comportamento antigo do Gmail marcando a opção “Perguntar antes de exibir imagens externas” nas configurações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados