Rumor do dia: Windows Phone 8.1 finalmente terá uma central de notificações

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Os rumores de uma central de notificações no Windows Phone são bem antigos, mas parece que agora é sério. O The Verge afirma que o Windows Phone 8.1, a ser anunciado oficialmente em abril de 2014, deverá trazer o esperado recurso, além de uma tela de configurações rápidas e um assistente pessoal para competir com Siri e Google Now.

De acordo com o The Verge, o Windows Phone 8.1 está sendo testado internamente por funcionários da Microsoft. Não há muitas informações sobre a central de notificações, mas aparentemente será possível acessá-la arrastando o dedo para baixo a partir da borda superior da tela, assim como no Android e iOS. Com um gesto semelhante, você poderá visualizar um painel de configurações rápidas, provavelmente para ativar e desativar conexões Wi-Fi e Bluetooth, por exemplo.

A central de notificações é uma adição muito bem-vinda. É verdade que o Windows Phone possui as Live Tiles, mas esta não é uma solução muito boa, já que o aplicativo precisa estar fixado na tela inicial. Além disso, se você perder uma notificação, terá que abrir o aplicativo para ver do que se tratava (isso, claro, depois de descobrir qual aplicativo exibiu a tal notificação). No ano passado, um funcionário da Microsoft revelou que o Windows Phone 8 só não tinha uma central de notificações por “falta de tempo”. Antes tarde do que nunca.

Suposta versão preliminar da central de notificações do Windows Phone, que vazou em junho
Suposta versão preliminar da central de notificações do Windows Phone, que vazou em junho

Além da central de notificações, o Windows Phone 8.1 pode vir com a Cortana, uma assistente pessoal que funcionaria como o Siri e o Google Now. Ela entraria no lugar do Bing e aceitaria comandos de voz ou texto, além de interagir por meio de conversas e considerar fatores como a localização do usuário e os dados salvos no aparelho ao executar uma ação. Se um evento marcado na sua agenda estiver próximo, por exemplo, a Cortana lembrará você e mostrará o tempo necessário para chegar até o local do compromisso.

Mas estas não seriam as únicas novidades do Windows Phone 8.1: também são esperadas funções como suporte a VPN; maior integração dos aplicativos de redes sociais com o hub Pessoas; controles individuais de volume para toque e mídia; e botões virtuais (início, voltar e pesquisar) exibidos diretamente na tela, como acontece com o Android nos Nexus e alguns aparelhos da Motorola e Sony.

The Verge diz que as novidades da próxima versão do Windows Phone serão reveladas oficialmente durante a BUILD 2014, evento para desenvolvedores da Microsoft que acontecerá em abril. A possível data de lançamento do Windows Phone 8.1 não foi divulgada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados