Sony revela Xperia Z1 Compact: hardware potente e tela de 4,3 polegadas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Durante a CES 2014, a Sony anunciou um novo smartphone, chamado Xperia Z1 Compact. Com processador quad-core de 2,2 GHz, câmera de 20,7 megapixels e 2 GB de RAM, ele seria apenas mais um Android com hardware potente se não fosse pelo tamanho da tela: com 4,3 polegadas, este será um dos poucos smartphones topo de linha compactos disponíveis no mercado.

sony-xperia-z1-compact

Se você está com uma sensação de déjà vu, é normal: a Sony havia apresentado um smartphone parecido em outubro, o Xperia Z1F, mas ele era exclusivo da operadora japonesa NTT DoCoMo. O Xperia Z1 Compact, por sua vez, será lançado mundialmente a partir de fevereiro. O nome do modelo é bem interessante: a Sony parece estar evitando usar o nome “Mini”, usado por outras fabricantes em aparelhos menores, mas com hardware inferior.

O Xperia Z1 Compact tem praticamente as mesmas especificações do irmão maior, o Xperia Z1. Ele traz Snapdragon 800 com quatro núcleos Krait 400 de 2,2 GHz, GPU Adreno 330, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 64 GB) e câmera de 20,7 megapixels com sensor de 1/2,3 polegada e lente com abertura f/2,0. O corpo continua com tela de vidro temperado, borda de alumínio e resistência a água e poeira.

xperia-z1-compact-bordas

A tela diminuiu para 4,3 polegadas e a resolução foi para 1280×720 pixels, contra as 5 polegadas e 1920×1080 pixels do Xperia Z1. A Sony diz que se trata de um painel IPS, então podemos esperar melhorias significativas em relação ao TFT LCD do modelo maior, que ficava atrás de outros aparelhos da mesma faixa de preço e não me agradou. Ainda precisamos olhar a tela ao vivo para tirar conclusões, mas arrisco dizer que, apesar da definição menor, a tela do Xperia Z1 Compact será superior.

Como o corpo do aparelho ficou menor, a Sony também precisou diminuir a capacidade da bateria: foi de 3.000 mAh para 2.300 mAh. Aparentemente, como a tela consome menos energia, a autonomia não foi muito prejudicada: a fabricante japonesa cita as mesmas 110 horas de duração em execução de música e diz que o aparelho reproduz até 6 horas de vídeo em HD (o Xperia Z1 era divulgado como tendo autonomia de 6h40min ao executar vídeos em 1080p). O modo Stamina, que ajuda a economizar bateria, continua presente no software.

xperia-z1-compact-traseira

O smartphone tem espessura de 9,5 mm e largura de 64,9 mm, pouca coisa menor que o Moto X, que possui largura de 65,3 mm (o aparelho da Motorola tem tela de 4,7 polegadas, mas bordas bem finas). Em alguns países, ele estará disponível nas cores preto, branco, rosa e amarelo. O Android é o 4.3 Jelly Bean, com as típicas modificações da Sony.

Ele pode ser uma das poucas opções para quem quer um smartphone compacto sem abrir mão do hardware (e, para quem prefere Android, talvez seja a única opção). É difícil entender por que os outros fabricantes não costumam fazer isso, já que existe um público que ainda gosta de telas menores. É verdade que o hardware do Galaxy S4 Mini, por exemplo, não é ruim, mas ele ainda é consideravelmente inferior ao do Galaxy S4.

O Xperia Z1 Compact será vendido mundialmente a partir de fevereiro de 2014. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Sony para descobrir o preço e data de lançamento no país, mas a empresa ainda não tem confirmação se o aparelho virá para o Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados