Intelbras WRN 150, um roteador barato para cobrir áreas grandes

Roteador que pode ser encontrado por 50 reais agrada em cobertura.
Usuários que exigem muito da rede sem fio, no entanto, podem se decepcionar.

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 ano
frente-intelbras-melhor

Um certo filósofo disse uma vez que a tecnologia Wi-Fi resolveria os problemas de cabeamentos de rede. Até resolveram, mas novos problemas surgiram: nem sempre o sinal dos pontos de acesso são suficientes para cobrir uma área. Pensando nisso, a Intelbras projetou o WRN 150, roteador que não custa tão caro mas oferece um alcance de sinal melhor que os modelos tradicionais. Será que é verdade?

O produto

base-intelbras

O WRN 150 é um… roteador. E seu design não tem nada demais para um roteador. Na cor preta e com acabamento em black piano na parte superior, o WRN 150 é perfeitamente capaz de se camunflar junto a outros dispositivos eletrônicos que normalmente possuem a mesma cor. É uma caixinha pequena, mas a antena (fixa, por sinal) é bem grande. Faz sentido: são 5 dBi de potência, capacidade incomum em roteadores da mesma faixa de preço.

frente-intelbras-01
traseira-intelbras-01

Outra curiosidade é que, além da porta WAN, o roteador só possui uma porta LAN. Se é seu objetivo conectar mais de um dispositivo através de cabo, é necessário utilizar um switch (ou hub) para complementar o acesso. A Intelbras alega que uma única porta LAN é “suficiente para atender a necessidade da maioria dos usuários”. E faz certo sentido: está cada vez mais incomum a utilização de cabos Ethernet em redes domésticas.

Na caixa, acompanha apenas um cabo Ethernet e a fonte de alimentação, além, é claro, dos manuais de instrução.

Primeiros ajustes

Configurar o WRN 150 não é tão simples como alguns roteadores: o produto não apresenta nenhum assistente de instalação para facilitar na hora do primeiro uso. Ainda assim, não é uma tarefa difícil: após conectar na rede sem fio, basta acessar o endereço https://10.0.0.1 e colocar o usuário e senha padrão “admin”. Você abrirá o painel do roteador, e, com um pouco de paciência, poderá incluir todas as configurações necessárias.

painel-1

Antes de qualquer coisa, você deverá configurar o produto de acordo com o seu tipo de conexão. Para isso, basta abrir a configuração da porta WAN e selecionar o modo de conexão utilizado pela sua operadora de banda larga. Você poderá alterar posteriormente o nome da rede sem fio, bem como atribuir alguma senha para se proteger de intrusos, assim como realizar ajustes adicionais de sua preferência.

Uma função não muito comum em roteadores dessa categoria é o controle de banda, que permite delimitar a largura de banda de download e de upload de determinado endereço IP ou mesmo uma faixa de IPs. É uma ótima forma de garantir conectividade para todos da sua casa se você tem uma conexão um pouco mais lenta. Nos meus testes, funcionou surpreendentemente bem!

controle-de-banda

Fora isso, o WRN 150 é um roteador muito simples, e oferece tudo que um roteador simples deve oferecer – como, por exemplo, configurações de roteamento de porta, firewall, DNS dinâmico e configurações básicas do servidor de DHCP.

Sinal do roteador

A Intelbras promete que o WRN 150 oferece uma cobertura Wi-Fi superior a de outros roteadores da mesma faixa de preço. A verdade é que o sinal surpreendeu bastante e superou até mesmo uma Apple AirPort Express e um Asus RT-N66U, sendo que ambos os roteadores custam mais do que 400 reais.

Veja o gráfico comparativo:

As medições de sinal foram feitas com um LG Nexus 4, com auxílio do aplicativo Wifi Analyzer. Para fins de referência:

  • Base: local onde os roteadores foram instalados
  • Quarto: um quarto que fica a 6 metros de distância do ambiente Base, com divisórias em parede de alvenaria
  • Sala: se encontra no pavimento inferior ao do ambiente Base, com distância aproximada de 40 metros e várias paredes
  • Cozinhaambiente em pavimento inferior ao do ambiente Base, com distância aproximada de 50 metros
  • Casa vizinha: o imóvel se encontra ao lado da casa onde se encontra o ambiente Base, com distância aproximada de 50 metros

Velocidade e travamentos

Apesar do belo sinal, o WRN 150 peca quando vários dispositivos se conectam ao roteador. Tenho em casa uma conexão de 35 Mb/s da GVT e vários gadgets espalhados pela casa. O que fiz foi uma simulação de 8 dispositivos utilizando a rede de forma intensa ao mesmo tempo através desse roteador, todas conectadas via Wi-Fi e em cômodos diferentes. Para tal, utilizamos downloads, streaming de vídeos, chamadas de vídeo via VoIP e upload de arquivos para um serviço de armazenamento de dados na nuvem.

O resultado disso não foi muito bom: em alguns momentos, os vídeos e os downloads travavam, como se a conexão tivesse sido rompida. Poderia culpar a GVT, se não fosse o fato de que todas as tarefas foram feitas tranquilamente quando utilizei outro roteador.

Outro ponto pouco favorável é que a velocidade de transferência: mesmo estando ao lado do roteador, as taxas não passavam de 3,6 MB/s de downstream e 2,8 MB/s de upstream, valor muito baixo para um roteador de padrão 802.11n de 150 Mb/s. Se você tem uma conexão com a internet de até uns 25 Mb/s e não planeja fazer nenhuma transferência de arquivos em rede, é certo que esse entrave não lhe fará mal.

Mesmo estando sozinho na rede, é impossível atingir mais de 30 Mb/s – e com uma conexão de 35 Mb/s, usar esse roteador significa não aproveitar a banda larga
Mesmo estando sozinho na rede, é impossível atingir mais de 30 Mb/s – e com uma conexão de 35 Mb/s, usar esse roteador significa não aproveitar a banda larga

Vale lembrar que todos esses problemas são comuns em roteadores de baixo custo. Portanto, se você é um pouco mais exigente, talvez seja melhor abrir um pouco mais o orçamento e comprar um roteador de uma categoria superior.

Pontos positivos

  • O alcance de sinal do roteador é tão bom que supera o oferecido por roteadores de quase 500 reais
  • Design pequeno e se camufla facilmente no meio de outros dispositivos
  • Preço extremamente convidativo

Pontos negativos

  • Velocidade de transferência de arquivos não é das melhores
  • O roteador engasga quando vários dispositivos tentam fazer alguma navegação mais pesada
  • Ausência de assistente de configuração pode dificultar a instalação para pessoas que não tem costume de mexer com roteadores

Conclusão

O Intelbras WRN 150 é o roteador perfeito para um público doméstico que utiliza a internet para navegação, um download aqui e ali e precisa cobrir uma área grande para fornecer conexão para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Para uso um pouco mais pesado, como jogos online, transferência de arquivos e servidor de mídia caseiro, utilizar o WRN 150 pode atrapalha um pouco mais a sua experiência.

Se você mora em uma casa grande e tem dificuldade de cobrir todas as áreas internas com sinal Wi-Fi para utilizar no seu smartphone, por exemplo, utilizar o WRN 150 como um roteador adicional é uma excelente pedida para isso – e essa foi a principal função durante o período que estive testando.

Atualmente, é possível encontrar o WRN 150 por preços entre R$ 50 e R$ 70. Mesmo considerando todos os problemas, não dá pra negar que é uma oferta excelente.

Receba mais sobre Intelbras na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados