Sony confirma interesse em lançar Windows Phones

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

No fim do ano passado, o The Information afirmou que a Sony estava estudando a possibilidade de lançar um aparelho com Windows Phone em meados de 2014. Nesta sexta-feira (10), a empresa confirmou ao TechRadar que está conversando com alguns parceiros, incluindo a Microsoft, para não depender apenas de um sistema operacional móvel. Hoje, a Sony produz apenas smartphones com Android.

Sony Ericsson Xperia X1, lançado no Brasil em 2008 com Windows Mobile 6.1
Sony Ericsson Xperia X1, lançado no Brasil em 2008 com Windows Mobile 6.1

Quem soltou a declaração foi Pierre Perron, chefe da divisão europeia da Sony Mobile, durante a CES 2014. Ele diz que a Sony não quer ser uma empresa de um sistema operacional só e afirma que está conversando com outros parceiros para aumentar a variedade de produtos da fabricante. No entanto, o executivo não deu uma previsão de quando (e se) o Windows Phone da Sony chegará ao mercado.

O que não está claro são os planos da Sony para fazer sucesso no mercado de Windows Phones. Embora outros fabricantes, como HTC, Huawei e Samsung, produzam aparelhos com Windows Phone, a Nokia é a empresa que domina o mercado de longe: em 2013, 92,1% dos aparelhos vendidos com o sistema operacional da Microsoft eram da finlandesa, de acordo com as estimativas do AdDuplex.

A liderança absoluta da Nokia é compreensível, afinal, é a empresa que mais se dedica ao Windows Phone; as outras têm o Android como principal. Além disso, a empresa lança periodicamente aplicativos exclusivos e atualizações que adicionam recursos além dos que a Microsoft desenvolve. Essa relação com a Microsoft deve ficar ainda mais profunda agora que a Nokia é uma empresa da Microsoft. Resta saber se a Sony terá a mesma sorte.

A Sony se dedicou exclusivamente ao Android nos últimos quatro anos. Um dos últimos smartphones da empresa com Windows era o Sony Ericsson Xperia X1, que vinha com Windows Mobile 6.1 e foi lançado no Brasil em 2008 pela Claro por R$ 2.999 (!!!). A empresa mostrou alguns protótipos com Windows Phone 7, mas eles nunca chegaram ao mercado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados