Rumor do dia: Windows 9 será lançado em abril de 2015

Nova versão teria menu Iniciar e melhorias na interface Metro

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Em dezembro, a jornalista Mary Jo Foley afirmou com base em suas fontes que a Microsoft estaria preparando uma onda de atualizações chamada Threshold, que envolveria o Windows para desktops, o Windows Phone e o Xbox One. Agora, o confiável Paul Thurrott diz ter mais informações sobre o caso: de acordo com ele, o próximo Windows deverá se chamar Windows 9 e seu lançamento está planejado para abril de 2015.

Há poucas informações sobre o possível Windows 9, até porque nem mesmo o nome está definido. De acordo com Thurrott, este é o nome que a Microsoft tem em mente no momento. As mudanças estariam principalmente no visual, mais precisamente na interface Metro, que ganharia alguns refinamentos.

windows-8-1-preview-tela-inicial

Embora não saibamos exatamente quais são esses refinamentos, é esperado que a versão 2.0 da interface possua um modo de janela: hoje, os aplicativos Metro são exibidos em tela cheia ou em uma área separada da tela; no Windows 9, eles poderiam flutuar na área de trabalho, como janelas de aplicativos comuns. Há aplicativos de terceiros que fazem algo parecido no Windows 8, como o ModernMix, da Stardock.

Além disso, está prevista a volta do menu Iniciar. O Windows 8.1 trouxe apenas o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela, que somente leva o usuário para a tela inicial. No Windows 9, o menu inteiro voltaria, provavelmente apenas nas versões que suportam aplicativos da área de trabalho. Tablets com processador ARM, portanto, ficariam de fora. Eu estou curioso para saber como o ficaria o design do menu Iniciar nessa nova fase do Windows.

Se tudo der certo, o Windows 9 deve ser apresentado oficialmente durante a BUILD 2014, que acontece em abril. No entanto, diferente do que ocorreu com outros sistemas operacionais, não haveria versões de teste durante o evento; a Microsoft só liberaria o download algum tempo depois. Ele deverá ter três versões de teste (como o Developer Preview, Consumer Preview e Release Preview do Windows 8), mas não se sabe como serão chamadas.

Mas acalme-se: antes do Windows 9, a Microsoft deve liberar gratuitamente, para todos os usuários do Windows 8.1, o Windows 8.1 Update 1. A atualização deve chegar em abril e não deverá trazer grandes mudanças em relação ao Windows 8.1. Algumas screenshots da atualização vazaram recentemente, mas não mostraram nada de novo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados