De olho na “internet das coisas”, Google compra Nest por US$ 3,2 bilhões

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O Facebook não foi a única gigante da internet a ir às compras nesta segunda-feira: o Google acaba de anunciar um acordo para a aquisição da Nest, empresa que ficou conhecida nos últimos anos por criar um termostato e um detector de fumaças inteligentes. O que mais surpreende é o preço oferecido pela turma de Mountain View: US$ 3,2 bilhões.

Uma visão futurista, mas não muito distante do presente, é que pode ter convencido o Google a desembolsar um valor tão elevado: a trajetória da Nest, ainda que curta (a empresa surgiu em 2010), é condizente com a tal da “internet das coisas”, conceito que prevê um cenário onde dispositivos dos mais diversos tipos estarão permanentemente online: torradeiras, geladeiras, carros, enfim.

Termostato Nest

O termostato que a Nest apresentou em 2011, por exemplo, é integrado a um app para Android e iOS que permite ao usuário ajustar os níveis de temperatura do ambiente via internet, antes mesmo de chegar em casa. Isso sem contar os recursos inteligentes do dispositivo, como a função que “aprende” o comportamento do usuário por alguns dias para fazer ajustes automáticos.

Apresentado em outubro de 2013, o detector de fumaça Protect consolidou a posição de vanguarda em internet das coisas da Nest. O dispositivo utiliza cores e mensagens de voz para alertar sobre a presença de fumaça ou gases perigosos e intensifica os avisos à medida que a concentração destas substâncias aumenta. O aparelho pode ainda enviar alertas ao seu smartphone caso você não esteja por perto.

Detector Nest

Se as propostas inovadoras destes dispositivos não bastarem, o Google tem mais um argumento para convencer seus investidores de que este é um bom negócio: a Nest foi fundada por ninguém menos que Matt Rogers e Tony Fadell, dois importantes ex-funcionários da Apple. O último, como você talvez saiba, é considerado o “pai do iPod”.

Com a aquisição, quem sabe o Google faça com que seu fogão seja capaz de avisar da chegada de novos emails ou de verificar na internet a temperatura adequada de uma receita, mas por ora, a Nest continuará operando como uma divisão independente.  O negócio ainda precisa ser aprovado por autoridades reguladoras dos Estados Unidos.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados