A bateria do seu smartphone poderá ser carregada por micro moinhos de vento

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Um problema frequente enfrentado por donos de smartphones é a duração da bateria, que nunca parece suficiente, não importa a capacidade dela. Mas, se esse projeto desenvolvido na Universidade do Texas vingar, pode ser uma boa alternativa aos carregadores portáteis e baterias extras, além de sustentável.

O projeto é um micro moinho de vento, que mede apenas 1,8 milímetro em seu ponto mais largo, que aproveita o vento para gerar energia. Ele é tão pequeno que dá para enfileirar 10 deles em um único grão de arroz.

windmill_1

Eles foram feitos com técnicas de origami e fixados em estruturas móveis. A durabilidade é garantida pelo material, uma liga de níquel flexível e resistente que o torna apto a enfrentar rajadas fortes de vento – imagina-se que, para uma estrutura tão pequena, não seja difícil encontrar rajadas fortes.

E como eles funcionariam num smartphone? Simples: enfileirados em uma capinha, às centenas. Então, os aparelhos poderiam ser “acenados” ou deixados em uma janela recebendo uma corrente de ar para fazer as pequenas hélices se moverem e gerarem energia.

Seguindo essa lógica, a própria criadora dos moinhos, Smitha Rao, afirma que eles poderiam ser usados em outras situações, como na construção civil: uma parede externa em prédios repleta deles poderia prover energia para diversos fins, como iluminação e comunicação.

Os micro moinhos foram encomendados por uma empresa de Taiwan, que se interessou pelo trabalho da pesquisadora em micro-robótica e ficará a cargo da implantação comercial deles, enquanto a universidade detém os direitos.  Mas não se empolgue ainda: não há uma previsão de quando poderemos ver as pequenas hélices se movendo nos smartphones.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados