A cronologia dos jogos Resident Evil; saiba a ordem para jogar

A clássica série de zumbis; saiba a cronologia dos jogos Resident Evil e jogue na sequência de escalada da Umbrella Corp

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
A cronologia dos jogos Resident Evil (Imagem: Capcom/Divulgação)

O primeiro título da franquia foi lançado em 1996. Veja abaixo, a cronologia dos jogos Resident Evil e entenda a ordem correta para jogar de acordo com a evolução da história. Resident Evil Village – o último na cronologia – junto com os remakes que estão saindo, ampliaram a procura por compreender melhor o enredo complexo da franquia.

1. Resident Evil 0 (23 de Julho – 1998)

Resident Evil 0 começa durante a primavera de 1998 – em Raccoon City –, quando os cidadãos começam a exigir respostas sobre relatos de assassinatos sem explicação ​​que acontecem nas Montanhas Arklay, fora da cidade. 

Em 23 de julho de 1998, o Departamento de Polícia de Raccoon City enviou o S.T.A.R.S. Bravo Team para investigar o que estava acontecendo na periferia da cidade. 

Aqui conhecemos a grande vilã de toda a série, a Umbrella Corporation, responsável por criar o potencial mal que assola a região.

O pesquisador da Umbrella, William Birken, junto com seu agente, Albert Wesker, foram enviados pela corporação para acobertar evidências que incriminavam a Umbrella, garantindo a morte dos membros do time Bravo da S.T.A.R.S. para não descobrirem porque o trem da Umbrella, o Ecliptic Express, foi atacado e parado.

  • Ano de lançamento: 2002
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch

2. Resident Evil (24 de Julho – 1998)

O primeiro jogo lançado da franquia, se passa apenas um dia após os acontecimentos de Resident Evil 0 – é muita desgraça para pouco espaço de tempo. No dia seguinte, em 24 de julho de 1998, os eventos de Resident Evil começam, quando a polícia de Raccoon City despacha S.T.A.R.S. Alpha Team para continuar a investigação na área e descobrir o que aconteceu com Bravo Team

Chris Redfield, Jill Valentine e Barry Burton faziam parte desta equipe. Logo encontram Rebecca Chambers na Mansão de Spencer, onde o centro de pesquisa subterrâneo da Umbrella estava tomado por zumbis e criaturas infectadas, graças às ações de Marcus. 

  • Ano de lançamento: 1996
  • Plataformas: Windows, PS3, Nintendo DS

3. Resident Evil 3 – Nemesis p.1 (28 de Setembro – 1998)

Enquanto os zumbis estavam invadindo Raccoon City no final de setembro – época do surto generalizado –, Jill Valentine planejou sua fuga final da cidade. Na mesma época, a Umbrella enviou sua criatura Nemesis, altamente inteligente e perigosa, para caçar e matar todos os membros restantes do S.T.A.R.S. ao mesmo tempo em que encobriu a culpa da corporação no surto. 

O Nemesis foi criado infectando um Tyrant com uma espécie de parasita criado artificialmente, desenvolvido na década de 1980. Eles também enviaram seu Serviço de Contramedidas de Risco Biológico da Umbrella a UBCS – a versão corporativa da S.T.A.R.S. –, mas seu raciocínio declarado de ajudar a garantir a segurança acabou se revelando uma estratégia. 

  • Ano de lançamento: 1999
  • Plataformas: Windows, PS4, Xbox One (remake)

4. Resident Evil 2 (29 de Setembro – 1998)

Claire Redfield entrou em Raccoon City à procura de seu irmão Chris Redfield, enquanto Leon Kennedy entrou na esperança de começar seu primeiro dia de trabalho como policial novato no Departamento de Polícia de Raccoon City. 

Ao longo do caminho, eles se encontram aleatoriamente. Leon encontrou Ada Wong, que afirmou que estava procurando por uma amostra do G-Virus de William Birkin, que criava mutações muito mais poderosas do que o T-Virus. 

No entanto, ao longo desta jornada, foi descoberto que Ada Wong estava realmente trabalhando para uma empresa misteriosa conhecida como “A Organização”, e ela foi enviada para obter o G-Virus para eles. 

  • Ano de lançamento: 1998
  • Plataformas: Windows, Xbox One, Xbox Series, PS4, PS5 (remake)

5. Resident Evil 3 p.2 (1 de Outubro – 1998)

Os eventos de Resident Evil 3 continuaram, quando Carlos foi capaz de encontrar uma cura para a infecção pelo T-Virus de Jill Valentine. Os dois perceberam que precisavam escapar com mais urgência, já que os militares dos EUA planejavam lançar uma bomba nuclear na cidade. 

Depois de terminar em uma instalação de resíduos da Umbrella, eles foram capazes de finalmente matar Nemesis, e Barry voou em um helicóptero para salvá-los momentos antes de Raccoon City ser completamente destruída.

  • Ano de lançamento: 2020 (somente disponível no remake)
  • Plataformas: Windows, PS4, Xbox One (remake)

6. Resident Evil Code Veronica (30 de Dezembro – 1998)

Parece que esse ano maldito de 1998 está para acabar, mas não antes de mais uma “situação”. Claire Redfield continuou sua jornada para procurar o irmão nas instalações da Umbrella em Paris, França, mas foi finalmente capturada e presa pela corporação, sendo jogada em uma “ilha-prisão” conhecida como Rockfort

Wesker finalmente voltou, revelando que na verdade nunca morreu. Wesker havia fingido sua morte no primeiro jogo porque já estava infectado com um vírus que lhe daria força sobre-humana. 

  • Ano de lançamento: 2000
  • Plataformas: Xbox 360, PS3, PS4

7. Resident Evil 4 (2004)

Pelo menos um descanso de 6 anos, Leon Kennedy tem um novo cargo trabalhando para o governo dos EUA em uma missão para resgatar a filha sequestrada do presidente do país, Ashley

Isso o leva a uma vila na Espanha, onde ele encontra cultistas enlouquecidos e deformados infectados com os parasitas Las Plagas, e liderados por um homem chamado Osmund Saddler. Este Parasita não tem conexão com jogos anteriores de Resident Evil, tornando-o o jogo mais dispensável da série. 

  • Ano de lançamento: 2005
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch

8. Resident Evil 5 (2008-09)

A partir do ano de 2008, Chris Redfield se encontra no fictício país africano Kijuju. Ele está trabalhando em nome da Bioterrorism Security Assessment Alliance (BSAA) com uma nova personagem, Sheva Alomar

A população local está infectada com Las Plagas. A missão deles é prender Ricardo Irving, que tenta vender uma arma misteriosa para o mercado negro. Eles finalmente encontram Irving e o matam.

Antes de morrer, Ricardo Irving dá informações importantes que os levam a uma caverna secreta onde eles descobrem flores que contêm o vírus original no qual a Umbrella se fundou e do qual derivou o T-Virus, conhecido como Progenitor Virus

  • Ano de lançamento: 2009
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch

9. Resident Evil 6 (2012-13)

Resident Evil 6 tem três histórias “simultâneas”. Primeiro, na história de Jake Muller em 2012, se descobre filho de Albert Wesker. Sherry Birkin, de Resident Evil 2, está crescida, sendo enviada em uma missão para resgatá-la de Edonia, país devastado pela guerra no leste da Europa, pois seu sangue pode ajudar a criar uma vacina para o novo C-Vírus

Ada Wong acabou não sendo realmente ela na história de Chris e Jake, mas um clone criado por Derek Simmons, os quais trabalham para a ramificação da Neo-Umbrella

Derek Simmons é um conselheiro de segurança nacional, mas foi descoberto que ajudou a assassinar o presidente dos EUA e orquestrar um surto na área onde o presidente faria um discurso revelando a verdade por trás do surto de Raccoon City e do envolvimento dos Estados Unidos com a Umbrella na época. 

  • Ano de lançamento: 2012
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch

10. Resident Evil 7 (2014-17)

Fechando nossa lista da cronologia, Resident Evil 7 apresenta Ethan Winters, enquanto sai em busca de sua esposa desaparecida, Mia, em Dulvey, Louisiana, após receber uma mensagem dela. 

Isso o leva a uma velha casa onde uma família aparentemente enlouquecida tenta caçá-lo e matá-lo. Finalmente encontra sua esposa, mas infectada e agressiva. 

No porão da casa, monstros conhecidos como Moldados estão à espreita. Acontece que a casa e a família foram infectadas quando um barco caiu na costa próxima, com Mia tropeçando na casa acompanhada por uma garota chamada Eveline. 

  • Ano de lançamento: 2017
  • Plataformas: Windows, Xbox One, PS4

Com informação: Gamerant.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Resident Evil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados