O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social destinada ao compartilhamento de vídeos curtos que se popularizou em 2019, alcançando altos números de downloads e usuários

Victor Hugo Felix
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é TikTok? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O TikTok se consagrou em 2019, atingindo importantes números de downloads e usuários. No entanto, mesmo sendo uma rede social já bastante conhecida, muitas pessoas ainda se perguntam: o que é TikTok e por que é tão popular? Continue a leitura para descobrir mais sobre.

O TikTok é uma rede social para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 ou 60 segundos e 3 minutos, mas que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade.

Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

O TikTok cresceu graças ao seu apelo para a viralização. Os usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira — o que atrai muito o público jovem.

Um exemplo é o vídeo abaixo, do brasileiro Vincynite, que passou a marca dos 10 milhões de visualizações. A música que ele compôs para a publicação foi reutilizada por mais de 210 mil usuários no TikTok. Reproduzir e adaptar posts é parte do jogo.

Qual é a origem do TikTok?

O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.

Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin. Então, o Musical.ly se tornou TikTok, para ser difundido internacionalmente, enquanto Douyin continuou a circular entre os chineses.

Em 2019, o app do TikTok foi baixado 750 milhões de vezes. Quase um terço da população da Índia — principal mercado do aplicativo — e dos EUA usa o TikTok.

É seguro para crianças?

O TikTok é uma rede social jovem, para usuários com 13 anos ou mais. 66% dos usuários gerais do TikTok têm menos de 30 anos. Entre os usuários ativos mensais, 60% têm entre 16 e 24 anos. Logo, são crianças e jovens produzindo e consumindo a maior parte dos conteúdos publicados na plataforma.

A preocupação com os pequenos fez com que o TikTok lançasse o emparelhamento familiar que dá recursos aos pais para delimitar e gerenciar certar funcionalidades — uma das preocupações é justamente deixar os filhos expostos a usuários mal-intencionados. Além disso, há uma curadoria que seleciona conteúdo apropriado para os menores.

criança sentada no chão com o celular na mão
O TikTok conta com o recurso “Controle Parental”. (Imagem: Bruce Mars / Unsplash)

Quais são seus concorrentes?

O YouTube já possui seu recurso de concorrência com o TikTok, criando um espaço para a produção e a publicação de vídeos curtos, intitulado YouTube Shorts. O Instagram incluiu o recurso Reels, para oferecer novas opções de edição de vídeos curtos na plataforma.

O Google, por sua vez, anunciou o lançamento do Tangi, para que as pessoas criem e compartilhem tutoriais em vídeos de até 60 segundos.

A chinesa Kuaishou Tehcnolody lançou o Kwai, app de vídeos curtos, contando com apoio de Winderson Nunes e outros influenciadores para alavancar o púbico brasileiro.

Ninguém quer ser deixado para trás pelo TikTok.

Com informações de: Esquire Middle East, Forbes Brasil, NBC News, El País Brasil, Meio e Mensagem, Tech Crunch, The Verge, Hypeness, Fhox, PEGN.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Felix

Victor Hugo Felix

Ex-redator

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escritor com três obras publicadas, pós-graduado em gestão cultural e técnico em produção de áudio e vídeo, Victor Hugo Felix foi redator freelancer no Tecnoblog em 2020. Também atuou como produtor na Record News e, atualmente, trabalha como assistente de comunicação.

Canal Exclusivo

Relacionados