Google e Samsung compartilharão patentes pelos próximos 10 anos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Google e Samsung, duas empresas que frequentemente estão envolvidas em disputas de propriedade intelectual com outras companhias, anunciaram nesta segunda-feira (27) que assinaram um acordo com validade de 10 anos que permitirá que as empresas compartilhem patentes entre si.

De acordo com o comunicado no blog da Samsung, o acordo abrange tanto as patentes atuais quanto as que serão registradas nos próximos 10 anos. Na prática, isso significa que o Google poderá usar patentes da Samsung em seus produtos e vice-versa, sem se preocupar com disputas judiciais. O valor do acordo não foi divulgado publicamente.

martelinho-do-juiz

O que podemos esperar? Google e Samsung dizem que o acordo “vai levar a uma colaboração mais profunda em pesquisa e desenvolvimento de projetos atuais e futuros”. A primeira coisa que podemos esperar são novas funcionalidades no Android que até então eram exclusivas dos smartphones da Samsung (e a TouchWiz carrega uma série de recursos patenteados).

O acordo não prevê a transferência da propriedade das patentes. Ou seja, o Google não pode se defender na justiça com patentes da Samsung contra companhias como Apple ou Microsoft, por exemplo. Por enquanto, também não foi confirmado se todas as patentes entraram no acordo: pode ser que Google e Samsung estejam apenas compartilhando patentes relacionadas ao Android ou ao mercado de dispositivos móveis.

Com informações: Reuters, Wall Street Journal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados