Tudo o que achamos que sabemos sobre o Galaxy S5

Os rumores e as informações oficiais sobre o novo topo de linha da Samsung

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Samsung começou a enviar convites para uma coletiva de imprensa que acontecerá no dia 24 de fevereiro, em Barcelona, durante a Mobile World Congress. A fabricante sul-coreana não diz o que será apresentado no evento, mas o palpite mais óbvio é que a empresa anunciará a nova geração de seu smartphone topo de linha, chamado de Galaxy S5. Enquanto a data não chega, reunimos algumas das informações oficiais e rumores divulgados até agora.

Unpacked 5. Cinco, entendeu?
Unpacked 5. Cinco, entendeu?
Galaxy Note 3 tem traseira de plástico com textura que lembra couro
Galaxy Note 3 tem traseira de plástico com textura que lembra couro

Primeiro, vamos deixar os rumores de lado e ver o que temos de concreto até o momento. Lee Young Hee, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung, disse o seguinte à Bloomberg: “Quando fomos do S III para o S4, é verdade, em parte, que os consumidores não conseguiam sentir muita diferença física entre os dois produtos, de modo que a reação do mercado não foi tão grande. Para o S5, vamos voltar para o básico. O destaque fica por conta da tela e da sensação da tampa traseira”.

A declaração indica que teremos uma tela melhor que a Super AMOLED de 5 polegadas com resolução 1080p do Galaxy S4. Além disso, a tampa traseira deve ter uma “sensação” diferente. Não sabemos qual será essa “sensação”, mas sabemos que a Samsung vem colocando em seus produtos uma textura que lembra couro em detrimento do plástico liso e brilhante. Isso já aconteceu no Galaxy Note 3 e mais recentemente nos tablets Galaxy TabPRO e Galaxy NotePRO. A Samsung tem o costume de uniformizar o design em toda a sua linha de produtos. Será?

A executiva também disse que a Samsung estava estudando a possibilidade de incluir uma tecnologia de reconhecimento de íris no Galaxy S5, mas preferiu não confirmar se o aparelho realmente terá o recurso. Ideia a empresa tem: a Samsung patenteou uma tecnologia que usa a câmera frontal em conjunto com uma unidade de emissão de luz para verificar se a íris do usuário confere com a registrada no aparelho.

samsung-reconhecimento-iris

Como estamos falando de um Android topo de linha da Samsung, podemos esperar números gigantes nas especificações de hardware. O blogueiro russo Eldar Murtazin, bem como o SamMobile, que no passado já vazaram informações corretas sobre produtos da Samsung antes do anúncio oficial, citam quase o mesmo hardware.

De acordo com o SamMobile, o Galaxy S5 terá:

  • Tela Super AMOLED com resolução de 2560×1440 pixels;
  • SoC Snapdragon 805 ou Exynos 6;
  • Câmera traseira com sensor de 16 megapixels;
  • Android 4.4 KitKat de fábrica;
  • Dois modelos, sendo um de plástico e outro de metal.

Enquanto isso, Eldar Murtazin “confirma” a resolução e tecnologia da tela, os processadores e a resolução da câmera traseira, adicionando o seguinte:

  • Tela de 5,24 polegadas;
  • 3 GB de RAM;
  • Câmera frontal de 3,2 megapixels;
  • Armazenamento interno de 32 GB ou 64 GB (tchau, 16 GB);
  • Bateria de 3.200 mAh.

A Samsung já usou processadores diferentes no mesmo aparelho. O Galaxy S4, por exemplo, vinha com Snapdragon 600 no modelo 4G e Exynos 5410 no modelo 3G. O mesmo acontece com o Galaxy Note 3, que possui Snapdragon 800 no modelo 4G e Exynos 5420 no modelo 3G (esse último não é vendido no Brasil).

Snapdragon 805: processamento de sobra para lidar com uma tela de 2560x1440 pixels
Snapdragon 805: processamento de sobra para lidar com uma tela de 2560×1440 pixels

Dado o histórico, pode ser que a Samsung realmente siga pelo mesmo caminho no Galaxy S5. O Exynos 6 ainda não foi anunciado oficialmente pela Samsung, mas a Qualcomm já deu detalhes do Snapdragon 805: trata-se de um chip que traz processador ARM com até quatro núcleos de 2,5 GHz e GPU Adreno 420, que promete desempenho 40% maior que a antecessora, Adreno 330. O SoC é capaz de reproduzir e gravar vídeos em 4K.

A existência de uma tela com resolução de 2560×1440 pixels é bastante questionável. Particularmente, prefiro uma tela com resolução menor, mas que gaste menos bateria e exiba jogos com maior taxa de quadros. A diferença entre 720p e 1080p em uma tela de smartphone é tão pequena que, muitas vezes, mais é pior. No entanto, considerando o mercado de smartphones Android, é mais fácil acreditar que teremos resoluções cada vez maiores, só para satisfazer os aficionados por números e servir como instrumento de marketing.

No software, também devemos esperar novidades. O @evleaks, que já vazou smartphones importantes no passado, publicou recentemente imagens de uma possível interface TouchWiz renovada, com novas fontes, ícones redesenhados com cores suaves e tela de bloqueio com mais informações. Uma das telas mostrava algo que lembrava o Google Now, exibindo compromissos da agenda, previsão do tempo, resultados de jogos, entre outras informações.

samsung-interface-smartphone
Não sabemos como será o Galaxy S5, mas provavelmente será bem diferente disso
Não sabemos como será o Galaxy S5, mas provavelmente será bem diferente disso

A mudança no visual da interface dos smartphones é algo bastante provável, já que a Samsung renovou recentemente sua interface nos tablets. Os tablets Galaxy NotePRO e Galaxy TabPRO possuem a nova Magazine UX, que lembra a interface do Windows 8 e tem telas com vários blocos que trazem informações como os últimos emails e notícias, além de um atalho para o menu de aplicativos.

Por enquanto, a Samsung faz segredo quanto ao Galaxy S5. Em lançamentos passados, a empresa conseguiu esconder até o último minuto o design final de seus produtos, então é pouco provável que vejamos a cara do Galaxy S5 antes do anúncio oficial. De qualquer forma, tendo em mente a declaração da executiva da Samsung, espere por uma carcaça com diferenças significativas em relação ao Galaxy S4.

Descobriremos em breve se essas informações são verdadeiras. Se o Galaxy S5 realmente for apresentado no evento do dia 24 de fevereiro às 16h (horário de Brasília), o anúncio será transmitido ao vivo por streaming no canal da Samsung Mobile no YouTube. Como de costume, todas as informações oficiais você confere aqui no Tecnoblog assim que elas saírem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados