Se você é usuário do Firefox, talvez conheça o Sync, ferramenta que permite sincronizar dados como favoritos e histórico nas instalações do navegador em outros dispositivos. Pois bem, a Mozilla anunciou recentemente um projeto que deverá tornar esta tarefa ainda mais fácil e integrada a outros serviços: o Firefox Accounts.

A ideia é semelhante ao que já acontece no Google Accounts. Com uma única conta, você poderá transferir e sincronizar de maneira mais rápida histórico, senhas, favoritos e preferências de navegação, por exemplo, além de utilizar este mesmo login para acessar outros serviços compatíveis.

O principal diferencial do Firefox Accounts está na simplicidade e na questão da privacidade. A Mozilla assegura que a novidade não armazenará dados sigilosos do usuário além do essencial, como e-mail, senha e chaves de segurança.

Outra vantagem está na disponibilização do sistema do Firefox Accounts de maneira aberta: qualquer pessoa poderá obter um pacote de instalação para ter uma implementação customizada de autenticação ou, quem sabe, para simplesmente contribuir com o projeto.

Apesar do foco em sincronização, a Mozilla vislumbra uma função ainda mais importante para o Firefox Accounts: em futuro próximo, o serviço poderá ser utilizado para que os usuários do Firefox OS possam adquirir aplicativos ou serviços em lojas integradas à plataforma.

Prévia do Firefox Accounts
Prévia do Firefox Accounts

Neste ponto, dá também para imaginar o uso destas contas na loja de aplicativos do Firefox, algo nos moldes do que o Google vem fazendo com o Chrome, embora a Mozilla pareça não tratar esta possibilidade como prioridade no momento.

A organização frisa que o uso do Firefox Accounts será opcional, o que significa que nenhum recurso importante ficará indisponível para o usuário que não encontrar benefícios na ferramenta.

O serviço também não será um substituto para o Firefox Sync, mas sim um complemento para tornar o trabalho deste mais ágil, tanto é que a Mozilla anunciou o desenvolvimento de uma nova versão da ferramenta na semana passada.

Se você estiver interessado, saiba que o Firefox Accounts já pode ser testado, mas por enquanto, somente no Firefox Aurora, versão “pré-beta” das edições seguintes do navegador. Mais informações neste wiki da Mozilla.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados