As novidades do Windows Phone 8.1 até agora

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Nesta semana, a Microsoft começou a distribuir kits de desenvolvimento (SDK) do Windows Phone 8.1 para um grupo maior de desenvolvedores. Com o acesso antecipado, eles poderão criar e adaptar seus aplicativos ao novo sistema operacional. O que isso significa para quem não é desenvolvedor? Que as novidades já começaram a ser divulgadas antes da Microsoft anunciá-las oficialmente, claro.

O kit de desenvolvimento não inclui todas as novidades, mas é um bom ponto de partida para descobrirmos o que há de novo até agora. E ele revela algumas alterações importantes, como a curiosa mudança na extensão dos pacotes de aplicativos: antes terminados em *.xap, agora eles são *.appx. Esta é exatamente a mesma extensão usada nos aplicativos do Windows 8, o que já é um sinal de integração entre os sistemas para desktops (e tablets) e smartphones.

A mudança vai além de uma alteração de extensão: o SDK indica o suporte a aplicativos universais feitos em JavaScript e HTML. Isso significa que seria possível rodar aplicativos do Windows Phone 8.1 no Windows 8.1 e vice-versa, sem que os desenvolvedores precisem fazer muitas alterações no código. Além disso, aplicativos feitos para o Windows Phone 8.1 não rodarão em smartphones com Windows Phone 8.0 até que os aparelhos recebam a atualização.

wp81-usb-multitarefa

Ainda em relação aos aplicativos, houve alteração no comportamento do botão voltar: ele apenas suspende o aplicativo em vez de encerrá-lo. Também será possível fazer login em serviços usando sua conta da Microsoft dentro dos aplicativos; fechá-los usando o gesto de deslizar o dedo para baixo; instalá-los no cartão de memória; e atualizá-los automaticamente, sem ter que acessar a Windows Phone Store.

O Internet Explorer foi atualizado para a versão 11, que traz suporte melhorado para WebGL e mudou o comportamento de reprodução de vídeos no YouTube, graças à adição do suporte a vídeos em HTML5: eles agora podem ser assistidos diretamente na página. Antes, era necessário executá-los sempre em tela cheia. Ainda não é um aplicativo oficial do Google, mas a experiência na interface web está melhor.

ie-11-wp-81
Tem botões na tela? Tem sim senhor!
Tem botões na tela? Tem sim senhor!

Certas novidades confirmam rumores antigos, como o suporte a botões virtuais, indicando que alguma fabricante, como a Nokia, poderá lançar um smartphone sem botões físicos na parte frontal em breve. Na barra que exibe os botões virtuais (voltar, início e pesquisar), há uma setinha para baixo, o que significa que ela poderá ser ocultada para liberar mais espaço para os aplicativos; para exibi-la novamente, basta fazer um gesto para cima.

Outras novidades divulgadas até o momento incluem:

  • Wi-Fi Direct para transferir dados;
  • Conexão por meio de um VPN;
  • Aplicativo de câmera melhorado;
  • Controle de volumes individuais para alertas e músicas;
  • Busca inteligente do Bing, semelhante a do Windows 8.1;
  • Marcar um Live Tile como “lido” ao fazer um gesto na tela inicial;
  • Aplicativos Xbox Music e Xbox Video substituindo o hub Música+Vídeo;
  • Suporte a telas com resolução qHD (960×540 pixels) e QHD (2560×1440 pixels);
  • Suporte a uma estranha resolução de 640×384 pixels (aparelhos mais baratos em breve?).
wp81-vpn

O SDK aparentemente ainda não possui nenhum vestígio de uma assistente pessoal com comandos de voz, a especulada Cortana, nem a nova central de notificações. Um teclado virtual com suporte a gestos, parecido com o Swype, que está cotado para uma versão futura do Windows Phone, também não apareceu.

WinBeta colocou as mãos no SDK do Windows Phone 8.1 e fez um vídeo mostrando as principais novidades:

São novidades bem relevantes, maiores tanto em quantidade quanto em importância, do que vimos na transição do Windows 8 para o Windows 8.1; a Microsoft bem que poderia até chamá-lo de Windows Phone 9. É esperado que a Microsoft fale oficialmente sobre o Windows Phone 8.1 durante a BUILD, conferência para desenvolvedores que acontece em San Francisco entre os dias 2 e 4 de abril.

Com informações: My Nokia Blog, Pocketnow The Verge, WinBeta, WPCentral, WMPowerUser

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados