Ir para o conteúdo.

Início » Celular e tablet » Rumor do dia: Microsoft pode colocar apps de Android no Windows Phone

O Windows Phone é o terceiro sistema operacional mais usado do mundo e, apesar do crescimento em diversos mercados, ainda está longe das lideranças Android e iOS. Talvez o principal motivo para isso seja a oferta de aplicativos, que é bem escassa em relação à concorrência. Mas, se o rumor de hoje estiver certo, o Windows Phone pode ganhar milhares de apps em breve.

O The Verge afirma que fontes confiáveis (e, claro, anônimas) relataram que a Microsoft está de olho no Android, mas não em trazer o sistema operacional completo ou fazer um fork. A intenção é focar nos apps, permitindo que os de Android rodem no Windows Phone (e no Windows em computadores, também – o SDK do WP 8.1 indica que haverá uma maior integração entre os dois sistemas).

nokia-lumia-925-frente

No entanto, essa questão tem levantado uma discussão interna na empresa: por um lado, há a possibilidade de aumentar o interesse pela plataforma; por outro, a chegada dos apps de Android podem significar o fim do Windows Phone.

Segundo o site noticia, o plano é bem novo e apenas começou a ser analisado, então ainda vai algum tempo até que ela seja aprovada, se for. Vale lembrar que a BlackBerry já apostou nisso para tentar alavancar seu sistema: o BB10 roda aplicativos de Android, mas os resultados dessa mudança não foram relevantes o suficiente. A Amazon é outra que utiliza aplicativos de Android no Kindle Fire, mas falta cuidado: boa parte da loja está desatualizada.

O WP terminou 2013 com mais de 200 mil apps disponíveis; o Android, em julho do ano passado, já havia batido a marca de um milhão. Ou seja, ainda que 200 mil seja um bom número, é bem pouco perto do tanto de apps que o Android tem disponível. E ainda tem a questão de aplicativos “triviais” comumente ficarem de fora do WP: O Instagram só chegou no final do ano passado. O Flappy Bird nem chegou.

14 Comentários (Deixe o seu!)

  • E assim o Steve Ballmer desiste de sua aposentadoria…

  • Desculpa, mas eu duvido muito.

    • Sandro Klostermann

      É só gente querendo ganhar clicks. Esta idéia é tão ridícula que não tem nem como cogitar. As arquiteturas são totalmente diferentes. Se a MS num ato de total desespero fizer isso, é o fim do Windows Phone…

    • Claro que é possível. Os APP Android não são compilados nativamente. Eles são byte codes. Tecnicamente isso é bem fácil de acontecer

    • Acho bem plausível também.

    • Eu já acho que seja campanha de desinformação pra minar o sistema causando evasão de devs. A MSFT não é burra, se o WP passar a aceitar apps de Android, pq eu desenvolverei pra WP? Basta desenvolver apenas pra Android e pronto, atinjo duas plataformas com apenas o trabalho de desenvolver uma vez o app. A MSFT tem feito de tudo pra ATRAIR devs, isso vai totalmente na contramão da proposta deles.

  • Acho que isso pode ser uma solução brilhante. Eu voltaria ao WP se tivesse a mesma quantidade de apps do Android.

  • Enquanto isso eu jogando o Flappy Bird de boas no meu Nokia Lumia 620….

  • Anonymous

    A experiência de uso dos apps WP é totalmente diferente, não faça isso, Microsoft!

  • Leonilson Gomes

    Seria um grande #FAIL pro WP, iria comprometer a segurança do sistema, pelo amor de Deus MS!

  • Nessa altura do campeonato, isso seria um erro. A experiência em um smartphone é fundamental e misturar a dinâmica de dois sistemas pode ser extremamente prejudicial para a plataforma em um longo prazo.

  • ISto evidencia que na verdade o o a Microsoft quer é um SO com a cara do windows mas com a alme e DNA do android, pois o Nokia Normandy vai pelo mesmo caminho mas de um lado diferente.

  • Marcos Paulo

    E assim toda a linguagem visual do sistema vai pro saco! ¬¬"
    Não cometa essa burrice Microsoft…

  • hiphopmanbr
    1c

    “O Flappy Bird nem chegou”
    Sorte dos usuários de Windows Phone que não perderão sua alma para esta obra do capiroto! kkkkkkkkkkkk

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.