Com tela AMOLED na frente e e-ink na traseira, smartphone YotaPhone ganhará nova versão

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O YotaPhone foi lançado no final do ano passado, mas um sucessor não deverá tardar muito para chegar: os russos da Yota Devices aproveitaram o primeiro dia do Mobile World Congress 2014 para anunciar a segunda geração de seu smartphone de duas telas.

Novo YotaPhone

O dispositivo ainda não está finalizado (as unidades apresentadas são protótipos), mas as novidades já anunciadas são interessantes. Para começar, a tela frontal agora é AMOLED e possui 5 polegadas com resolução Full HD (contra 4,3 da geração anterior). A tela e-ink traseira continua lá, só que também cresceu, pulando para 4,7 polegadas e tendo resolução de 960×540 pixels.

O design externo do aparelho também mudou e, convenhamos, ficou bem melhor. Agora há mais curvas nas extremidades e menos traços nas partes frontal e traseira. De modo geral, parece que a Yota se inspirou nas linhas mais sóbrias de aparelhos como Moto X e Nexus 4.

Internamente, também houve evolução. O novo YotaPhone deverá vir com processador Snapdragon 800 quad-core de 2,3 GHz, 2 GB de RAM, 32 GB de storage, câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2 megapixels, Wi-Fi 802.11ac, USB 3.0, NFC, Bluetooth 4.0, LTE e bateria de 2.550 mAh, tudo isso em um aparelho com 8,9 mm de espessura.

Tudo muito interessante, mas o protagonista da história continua sendo a tela e-ink traseira – por que ela está lá? Como você deve saber, a tela é um dos componentes que mais gastam energia. Com o e-ink, o usuário tem a opção de consultar horas, verificar notificações e realizar tarefas mais simples em uma tela que pega leve com a bateria.

Novo YotaPhone

E o mais importante: em tese, dá para utilizar o app do Kindle ou similares para ler livros e textos mais longos com o conforto que as telas e-ink proporcionam. Só não ficou claro se, ao contrário do modelo atual, o novo YotaPhone terá retroiluminação para esta tela.

O dispositivo deverá ser lançado na Europa no final de 2014. A expectativa é a de que o preço gire em torno dos 500 euros. Caro? Talvez, mas parece que o investimento está valendo a pena: na Rússia, os consumidores que não gostarem do YotaPhone atual podem devolvê-lo dentro de um mês, mas nenhuma unidade retornou até agora, segundo a Yota.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados