É assim que a Microsoft avisará usuários do Windows XP sobre o fim do suporte

Windows XP não receberá mais atualizações de segurança a partir de 8 de abril

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Lançado em outubro de 2001, é hora do velho Windows XP finalmente se aposentar. Quem acompanha o noticiário de tecnologia sabe que o suporte será encerrado no dia 8 de abril; após esta data, o Windows XP não receberá mais atualizações de segurança, o que inclusive poderá colocar em risco boa parte dos caixas eletrônicos do mundo. Mas como ficam as pessoas que ainda não estão sabendo disso? Elas serão avisadas em breve, assim:

windows-xp-fim-suporte

Essa janelinha aparecerá para todos os usuários do Windows XP (Home ou Professional) que recebem atualizações através do Windows Update a partir do dia 8 de março, um mês antes do fim do suporte. A mensagem contém um link para uma página da Microsoft com as principais informações sobre o assunto. No documento, a empresa explica por que está encerrando o suporte e quais as implicações disso.

A Microsoft explica que, a partir do dia 8 de abril, não haverá mais suporte técnico ou atualizações de segurança para o Windows XP. O antivírus Microsoft Security Essentials deixará de ser oferecido para download, mas quem ainda possuir o software instalado continuará recebendo atualizações de vacinas por tempo limitado. No entanto, a própria empresa afirma que apenas um antivírus atualizado não é suficiente para manter o computador seguro.

windows-xp-fim-suporte

E se a pessoa for realmente leiga em informática e não souber nem mesmo qual sistema operacional está usando? A Microsoft resolveu publicar uma página que mostra qual Windows o usuário possui. Se mesmo assim não for suficiente, há um site mais simples ainda, que mostra se a pessoa está ou não rodando o Windows XP. Mais fácil que isso, só telefonando para a casa de cada usuário para oferecer assistência.

Junto com o anúncio do fim do suporte, a Microsoft lançou uma ferramenta gratuita em parceria com uma empresa chamada Laplink que copia arquivos, músicas, vídeos, emails, configurações e perfis de usuário de um computador com Windows XP para uma nova máquina com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1. O programa poderá ser baixado no windowsxp.com e terá versão em português do Brasil. Uma versão paga do software permite migrar aplicativos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados