Este site espera encontrar pistas do vôo da Malaysia Airlines em imagens de satélite

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Você já deve estar por dentro de tudo que envolve o Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu no último sábado enquanto voava de Kuala Lumpur para Pequim. Equipes de resgate de diversos países estão em busca de pistas de onde pode estar o avião e o que aconteceu com ele e seus 239 passageiros. Por enquanto, nada foi encontrado.

Aproveitando o poder da internet de se mobilizar e de vasculhar as coisas até encontrar o que procura, o site Tomnod criou uma campanha para encontrar vestígios do vôo utilizando imagens de satélite.

O Tomnod faz parte da DigitalGlobe, que tem os melhores satélites comerciais para fazer fotos do planeta atualmente e, lançando mão do crowdsourcing, ajuda a encontrar pontos de interesse que possam ajudar em tragédias.

No final do ano passado, quando o tufão Hayian atingiu as Filipinas, foram mais de 60 mil pontos encontrados em 24 horas. Essas informações foram passadas para as pessoas que trabalham com situações de emergência e que são assinantes do FirstLook, serviço da DigitalGlobe que fornece as imagens constantemente atualizadas desses locais.

Gulf-of-Thailand-1024x679

Para o sumiço do vôo da Malaysia Airlines, o tráfego no site foi tão grande que ele saiu do ar. A empresa diz que está trabalhando para dar conta do tráfego e para atualizar as imagens da área de busca. São cerca de 3,2 mil km² de extensão nos quais os colaboradores marcam elementos que possam indicar o paradeiro da aeronave, como pedaços do avião e outros objetos que pudessem estar no vôo.

Mesmo que a iniciativa tenha uma ótima intenção, é preciso ir com calma antes de entrar de cabeça numa investigação na internet. Às vezes, elas podem mais atrapalhar do que ajudar; basta lembrar o caso da bomba na maratona de Boston, quando as redes sociais correram para encontrar os culpados na esperança de ajudar nas investigações e acabou causando a morte de um deles – que era inocente.

Se quiser tentar ajudar no caso da Malaysia Airlines, fique de olho no Twitter da Tomnod para saber quando o site voltar ao ar.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados