Essa ninguém esperava: Mark Zuckerberg anunciou nesta tarde em seu perfil no Facebook que a empresa adquiriu a Oculus VR, responsável por criar o Oculus Rift. Não foram dados mais detalhes ou valores do acordo – o The Verge fala em 2 bilhões de dólares – , mas o CEO aproveitou para explicar um pouco do que pretende fazer com a empresa daqui para a frente.

A Oculus VR surgiu para desenvolver o Rift, lá em 2012. Essencialmente, é uma empresa do ramo de jogos e hardware, mas não espere jogar Farmville com os óculos de realidade virtual; os planos do Facebook são diferentes.

Zuckerberg diz no comunicado que o Rift tem um potencial enorme, muito além dos games: “imagine aproveitar um lugar privilegiado em um estádio, estudar em uma sala de aula com outros alunos e professores de todo o mundo ou se consultar com um médico – tudo isso apenas colocando os óculos na sua casa”. Ele afirma que, mais do que um acessório, o Rift está estreando uma nova forma de comunicação. E, se tem algo que o FB sabe, é de comunicação, mas não devemos ver tão de imediato os frutos dessa parceria.

Luckey Palmer, CEO da Oculus VR, com um dos primeiros protótipos do Rift
Palmer Luckey, CEO da Oculus VR, com um dos primeiros protótipos do Rift

No entanto, a compra não deve mudar nada nos planos da empresa, que ainda nem lançou seu produto principal. “Iremos nos focar em ajudar a Oculus a criar seu produto e desenvolver parcerias para dar suporte a mais jogos. A Oculus vai continuar operando independentemente dentro do Facebook”.

Zuckerberg não está segurando o bolso neste ano: há cinco semanas, efetuou a compra mais cara de uma empresa até agora ao adquirir o WhatsApp por 16 bilhões de dólares.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados