Microsoft revela Windows Phone 8.1 com assistente de voz Cortana e central de notificações

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
windows-phone-8-1-cortana

Durante a conferência BUILD, em San Francisco, a Microsoft está demonstrando o Windows Phone 8.1, próxima versão do sistema operacional móvel que traz diversas novidades, inclusive algumas que foram bastante especuladas nos últimos meses. A Central de Ações, que mostra notificações de aplicativos e dá acesso a configurações rápidas, bem como a assistente de voz Cortana, agora são oficiais.

As novidades começam logo na tela de bloqueio, que pode ganhar formas personalizadas, fugindo um pouco do padrão adotado desde o Windows Phone 7. Ao deslizar o dedo de cima para baixo, é possível acessar a Central de Ações, que reúne as notificações dos aplicativos e permite ativar ou desativar recursos com um toque, como o Wi-Fi, o Bluetooth, o modo avião e o compartilhamento de internet.

Os botões de configurações rápidas na Central de Ações podem ser personalizados: se você costuma alterar frequentemente o brilho da tela, conectar-se a um VPN ou projetar sua tela, por exemplo, é possível colocar atalhos para essas configurações no lugar dos botões padrão. É possível inclusive ativar um modo de “horas de silêncio”, útil para não ser incomodado com ligações de estranhos enquanto você estiver dormindo.

windows-phone-8-1-tela-inicial
windows-phone-8-1-central-acoes

A Cortana junta alguns dos melhores recursos encontrados na Siri e no Google Now. Ela substitui a ferramenta de pesquisa do Windows Phone com a integração com o Bing, pode encontrar restaurantes próximos, informar placares de jogos e incluir alarmes e eventos no calendário. Um “caderno” guarda informações sobre você, como seus interesses e locais que costuma frequentar, para dar sugestões personalizadas.

Inicialmente, a Cortana será liberada em estágio beta. A Microsoft diz que está realizando melhorias constantes nos servidores e no reconhecimento de voz — apesar disso, durante a demonstração, a Cortana funcionou muito bem, praticamente sem falhas. Ela estará disponível nos Estados Unidos e, posteriormente, no Reino Unido e China. Futuramente, deve chegar a outros países ainda não revelados (nada de Brasil por enquanto).

As Live Tiles da tela inicial agora podem ter fundos com imagens personalizadas, em vez de possuírem apenas cores sólidas. Além disso, elas estão mais inteligentes: será possível marcá-las como “lidas” ao fazer um gesto sobre as Live Tiles. Até então, era necessário abrir o aplicativo correspondente, o que não era muito prático quando o usuário percebia que a notificação não era importante.

windows-phone-8-1-tela-inicial-fundo

Outras novidades incluem o Word Flow, um teclado virtual que permite digitar rapidamente apenas deslizando o dedo pelas teclas; o Wi-Fi Sense, que permite conectar o smartphone automaticamente a uma rede Wi-Fi e até compartilhar sua própria rede Wi-Fi sem necessidade de fornecer sua senha; e uma útil função para converter chamadas telefônicas em chamadas em vídeo do Skype.

windows-phone-8-1-teclado-swipe

A atualização para o Windows Phone 8.1 será liberada para os atuais usuários nos próximos meses, mas os primeiros smartphones com a nova versão começam a ser vendidos em alguns países até o início de maio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados