Logo depois da apresentação do Windows Phone 8.1 no primeiro dia da conferência BUILD 2014, a Microsoft confirmou o primeiro grande update para o Windows 8.1. A atualização será liberada no dia 8 de abril e traz uma série de pequenas novidades (muitas delas já adiantas pelo Tecnoblog aqui) que prometem melhorar a experiência de uso do sistema operacional na tradicional combinação de teclado e mouse.

Um dos destaques fica por conta da possibilidade de fixar atalhos para aplicativos com interface Modern (ou Metro, se preferir) na barra de tarefas que, por sua vez, poderá ser exibida automaticamente nos programas que ocupam toda a tela quando o usuário passar o cursor do mouse pela parte inferior.

A tela inicial também ganhou pequenas mudanças: notificações de aplicativos recém-instalados aparecerão no canto esquerdo inferior com um alerta de “novo” e, ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer um deles, será possível acessar seu respectivo menu de contexto – até então, opções como desinstalar um programa ou mudar o tamanho de seu Live Tile apareciam apenas em uma barra inferior.

windows-8-1-update-1-barra-tarefas-metro

A tela de início receberá ainda botões para desligar ou reiniciar o sistema e fazer buscas que ficarão em evidência somente nas instalações em desktops e laptops. Atualmente, estas opções aparecerem por padrão apenas na Charm Bar, que não fica visível a todo instante.

windows-8-1-update-1-menu-contexto
windows-8-1-desligar-update-1

O Windows 8.1 Update também fará com que os aplicativos que estiverem rodando com interface Modern exibam uma barra superior com botões no canto direito para fechar e minimizar, além de um botão no lado oposto que, quando clicado, mostrará estas mesmas opções e outras que permitem alinhar a janela do programa à esquerda ou à direita.

mouse_controls_window_81_update

O Internet Explorer 11 não foi esquecido: o navegador terá agora o chamado “modo empresarial”, que promete melhorar a compatibilidade de sites definidos por um administrador, o que deve ser bastante útil para páginas de intranets, por exemplo.

Outras novidades incluem uma otimização que deve fazer o Windows 8.1 rodar melhor em dispositivos que atendem apenas aos requisitos mínimos, ou seja, que tenham pelo menos 1 GB de RAM e 16 GB de espaço em disco. Futuramente, os usuários serão beneficiados pela volta definitiva do menu Iniciar, além dos apps universais.

O Windows 8.1 Update será liberado no próximo dia 8 e será gratuito para todos os usuários de Windows 8 e Windows 8.1.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados