Este impressionante robô-canguru é capaz de recuperar energia ao saltar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Robôs baseados na anatomia de animais não são novidade. A Boston Dynamics, por exemplo, já criou máquinas inspiradas em cães e felinos que, de tão incríveis, fizeram a empresa ser comprada pelo Google no ano passado. A alemã Festo também tem experiência no assunto e a sua última criação é bastante inusitada: um “robô-canguru”.

BionicKangaroo

A companhia batizou a sua obra de BionicKangaroo. E não é apenas o visual externo que remete a um canguru, mas principalmente o seu complexo sistema de engrenagens e cilindros que se baseia na concepção locomotora do animal.

Como consequência, o robô pode saltar até 40 cm na vertical e até 80 cm na horizontal. É verdade que isso o faz “apanhar” de um canguru de carne e osso – um animal adulto da espécie pode elevar-se a cerca de 2,5 metros -, mas não é nada mal se levarmos em conta as medidas do “brinquedo”: corpo com altura de 1 metro (incluindo a cauda) e peso de 7 quilos (considerando a bateria).

BionicKangaroo

Basicamente, o BionicKangaroo conta com uma espécie de tendão principal em cada pata. Em cada salto, estes tendões são tensionados ao mesmo tempo em que o robô se inclina para frente para deslocar o seu centro de gravidade. Quando o ângulo desejado para o salto é alcançado, cilindros pneumáticos liberam os tendões fazendo o BionicKangaroo pular.

No salto, quando o robô ainda está no ar, as patas são direcionadas para frente de forma, que no pouso, os tendões possam ser tensionados novamente e de maneira imediata. Juntando este processo à energia cinética formada pelo movimento, o BionicKangaroo pode então dar um novo salto tão logo pouse. Este esquema de recuperação de energia aumenta consideravelmente a sua autonomia, embora a empresa não tenha especificado quanto.

BionicKangaroo

Durante todo o procedimento, a cauda do robô se mantém elevada sob determinados ângulos para compensar o equilíbrio, tal como acontece com um canguru de verdade. É isto que faz com que o robô não caia e possa dar um salto imediatamente após o outro.

Também chama a atenção a forma de controle proposta pela Festo. Com um bracelete especial colocado em seu braço, uma pessoa pode fazer movimentos pedindo que o robô se aproxime ou mude de direção, por exemplo. Um sistema de sensores instalados no BionicKangaroo captura os movimentos e interpreta os comandos.

Dá então para ter o BionicKangaroo em casa como um mascote robótico, certo? Até daria, mas a Festo não tem planos de lançá-lo comercialmente. O objetivo principal da empresa com a invenção é mostrar como sistemas de recuperação de energia podem ser utilizados em automação industrial e, com isso, eventualmente licenciar a sua tecnologia.

Com informações: IEEE Spectrum

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados