Aquela interface “tipo Facebook” que mostramos recentemente não é a única novidade que o Twitter está reservando para os seus usuários nos próximos dias: nesta sexta-feira (11), a empresa prometeu também liberar notificações (quase) em tempo real na sua versão web. Trata-se de mais um dos vários esforços que o serviço vem empreendendo para continuar ocupando um lugar de destaque entre as redes sociais.

Não é que notificações já não existam na interface web, mas atualmente elas são muito discretas e limitadas. Quando há uma nova mensagem privada, por exemplo, apenas um número sobre o ícone de DM aparece na barra fixa superior. Se o usuário estiver concentrado nos tweets, poderá levar algum tempo para perceber que há recados ali aguardando para serem lidos.

Com o novo sistema, as notificações aparecerão como uma janela no canto inferior direito que se sobrepõe à timeline. Assim, o usuário não só verá o alerta praticamente em tempo real como também visualizará ali mesmo o seu conteúdo. Será possível inclusive responder à mensagem dentro da própria janela.

Notificações na versão web do Twitter
Notificações na versão web do Twitter

As novas notificações valerão para mensagens diretas, avisos de novos seguidores, retweets, menções e tweets “favoritados”. Para quem acha que ficará doido no meio de tantos alertas novos, o Twitter tratou de esclarecer desde já que será possível desativar todas ou algumas categorias de notificações nas configurações da conta.

Assim como a nova interface, o sistema de notificações será implementado de maneira gradativa e levará algumas semanas para cobrir todas as contas. Vale ressaltar: a novidade é apenas para a interface web do Twitter; nos aplicativos oficiais, nada muda.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados