A Microsoft confirmou o retorno do Menu Iniciar ao Windows no começo deste mês, durante a conferência BUILD 2014, mas acabou jogando um balde de água fria em todo mundo ao não dar nenhuma previsão de quando o recurso será disponibilizado. Bom, não havia previsão até agora: de acordo com o The Verge, o Menu Iniciar deverá aparecer em uma atualização do Windows 8.1 a ser liberada em agosto deste ano.

O The Verge afirma ter recebido a informação de fontes bastante familiarizadas com os planos da empresa. Se o prazo relatado estiver correto, isso significa que a Microsoft lançará uma nova atualização da plataforma apenas alguns meses depois de liberar o primeiro Windows 8.1 Update.

Não é comum a Microsoft lançar atualizações que alteram ou incrementam funcionalidades do sistema operacional em intervalos tão curtos. Mas o update de agosto pode ser o início de uma mudança de comportamento: a companhia parece estar determinada a liberar atualizações mais rapidamente.

Ao fazê-lo, a Microsoft poderá agilizar a disponibilização de funcionalidades novas no Windows e melhorar o suporte da plataforma aos mais diversos tipos de usuários. Trata-se de uma estratégia semelhante àquelas utilizadas em plataformas móveis como Android ou iOS e que vêm sendo bem aceitas pelos usuários.

É assim que o Menu Iniciar do Windows 8.1 deverá ficar
É assim que o Menu Iniciar do Windows 8.1 deverá ficar

O retorno do Menu Iniciar se encaixaria neste contexto. A funcionalidade pode estender a relevância do Windows 8 por algum tempo enquanto a Microsoft se ocupa dos detalhes finais para o lançamento do que deverá ser o Windows 9 (codinome Threshold), cujo lançamento está previsto para meados de 2015.

Se a liberação acontecer em agosto ou não, o fato é que o Menu Iniciar para o Windows 8.1 não deverá ficar muito diferente daquilo que foi apresentado na BUILD: imagens exibidas no evento mostram que, ao ser acionado, o menu exibe uma lista dos aplicativos mais importantes, euquanto que uma área maior, à direita, reúne Live Tiles, isto é, blocos equivalentes aos que já existem na tela inicial do sistema.

Além do Menu Iniciar, há a expectativa de que o novo update traga a possibilidade de o sistema rodar programas com interface Modern em janelas com tamanho reduzido. A atualização liberada no último dia 8 já permite o acesso a aplicativos do tipo a partir da Área de Trabalho, mas estes ainda são executados em tela cheia.

Outra possibilidade apontada pelas tais fontes é mais remota, mas não improvável se levarmos em conta que a Microsoft irá oferecer o Windows de graça em dispositivos com telas menores que 9 polegadas: a empresa pode anunciar, também em agosto, o plano de fundir o Windows RT e o Windows Phone em um produto só.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados