Negócio concluído: Microsoft é a nova dona da divisão de celulares e smartphones da Nokia

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Microsoft Mobile Oy produzirá os celulares e smartphones da Nokia (Foto: Paulo Higa)

A data já havia sido adiantada pelas duas empresas, mas agora não tem mais volta: a partir de hoje, a divisão da Nokia responsável por produzir celulares e smartphones passa a ser da Microsoft. A compra foi anunciada em setembro de 2013 e envolveu uma transação de 17 bilhões de reais, quando somado o negócio de dispositivos e serviços da Nokia com o licenciamento das patentes da finlandesa.

Nos quase sete meses entre o anúncio e a conclusão da compra, houve alterações no acordo. O comunicado enviado pela Nokia afirma que foram feitos ajustes considerando o capital de giro e o lucro líquido da finlandesa. Portanto, com base no balanço da empresa, a Nokia espera que o valor a ser pago pela Microsoft fique um pouco acima dos 5,44 bilhões de euros anunciados anteriormente.

Duas instalações fabris da Nokia, que eram parte do acordo original, não serão mais transferidas para a Microsoft. Por questões regulatórias, a fábrica de Chennai, na Índia, continuará com a Nokia, mas um acordo permitirá que a unidade produza dispositivos móveis para a Microsoft. Já a instalação de Masan, na Coreia do Sul, que emprega cerca de 200 funcionários, será fechada.

Com as alterações no acordo, 25 mil funcionários da Nokia passam a fazer parte do quadro da Microsoft, número menor que os 32 mil trabalhadores estimados inicialmente. Os empregados da Nokia estão em mais de 50 países, e incluem pessoal especializado em design, desenvolvimento, fabricação e vendas. A Microsoft, uma gigante do software com seus 100 mil funcionários, agora também pode ser considerada uma gigante do hardware.

satya-nadella-stephen-elop

O que muda para você?

Não muita coisa, pelo menos por enquanto. A subsidiária chamada Microsoft Mobile Oy, localizada em Espoo, na Finlândia, estará por trás da fabricação dos smartphones Lumia, dos feature phones Asha e dos celulares da linha Nokia X, que rodam aplicativos para Android. É a Microsoft quem vai honrar as garantias dos dispositivos vendidos pela Nokia até o momento.

Todos esses nomes de aparelhos que você conhece não devem sumir do mercado tão cedo, já que o acordo envolve o uso das marcas Asha e Lumia nos celulares e smartphones. A Microsoft também licenciou a marca Nokia por dez anos para uso em celulares básicos, com sistema operacional Series 30 e Series 40. Não foi confirmado oficialmente o que acontecerá com a marca Nokia nos smartphones.

Os contratos e dados dos usuários da divisão de dispositivos e serviços da Nokia passam a ser de responsabilidade da Microsoft Mobile Oy. Como parte da transição, os recursos online, como o domínio nokia.com e os canais da Nokia nas redes sociais, serão gerenciadas pela Microsoft por até um ano.

Saberemos mais detalhes em breve. Stephen Elop, agora funcionário da Microsoft, vai participar na segunda-feira (28) de uma sessão de perguntas e respostas no blog da Nokia. Na terça-feira (29), a Nokia anunciará seus resultados financeiros trimestrais e aproveitará para fornecer mais informações sobre o negócio com a Microsoft.

Cartinha do Elop

O blog da Nokia no Brasil, que agora passa a se chamar Conversations BR, publicou a carta aberta traduzida de Stephen Elop, que reproduzimos logo abaixo:

Seis meses atrás, anunciamos nossos planos de oferecer conjuntamente o melhor da Microsoft e dos aparelhos e serviços Nokia. Hoje, é um dia emocionante para a Nokia ao se unir à família Microsoft e dar o primeiro e mais importante passo rumo à nossa nova e longa jornada juntos.

Na essência, estamos apaixonados com a construção da tecnologia que irá mudar o mundo. A partir da visão inicial da Microsoft de que cada casa e cada escritório tenham um computador, e da visão da Nokia de conectar bilhões de pessoas por meio de dispositivos móveis, nós temos movido gerações ao longo dos anos. Porém, não teríamos conseguido nada disso sem nossos fãs ao redor do mundo.

O seu apoio promoveu um momento importante para a família de smartphones Nokia Lumia, que continua a crescer em popularidade em todo o mundo. Só no ano passado, os prêmios, os elogios e depoimentos de novos fãs nos deram provas de que os nossos produtos estão alcançando números campeões.

Estamos comprometidos a continuar oferecendo suporte aos nossos smartphones de entrada, às famílias Nokia Asha e à Nokia X, esta última anunciada durante o Mobile World Congress, em fevereiro.

Para aqueles que querem ler mais, capturar mais, assistir mais, ouvir mais ou fazer mais, os aparelhos da Nokia têm sido e continuam sendo a melhor escolha.

Com Microsoft e Nokia juntas formando uma única família, nós vamos unificar nossa paixão, dedicação e empenho para trazer o melhor que as nossas tecnologias podem oferecer.

Juntos, podemos nos conectar e capacitar as pessoas com uma experiência para tudo em sua vida em um mundo móvel e com dados em nuvem.
A partir de hoje, as possibilidades são infinitas. Agora, nós somos um!

Stephen

Com informações: Nokia, Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados