Reconhecimento de gestos chega ao teclado neste protótipo da Microsoft

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Quando a gente pensa já ter visto de tudo em matéria de reconhecimento de gestos, aparece o pessoal da Microsoft Research com uma nova ideia: projetistas de hardware da divisão revelaram nesta semana o protótipo de um teclado mecânico capaz de identificar os movimentos que o usuário faz com as mãos. Se a proposta vingar, em breve você poderá dar comandos ao computador enquanto digita.

Com o curioso nome “Type-Hover-Swipe in 96 Bytes”, o projeto lembra o Kinect ou, mais precisamente, o Leap Motion. A principal diferença está no fato de não haver nenhuma câmera ou um único sensor sofisticado no protótipo. Para detectar os gestos, os engenheiros da Microsoft distribuíram um conjunto de 64 pequenos sensores infravermelhos entre os botões do teclado (que, por sua vez, parece ser um modelo da Apple – até botões como Command e Option estão ali).

O teclado da Microsoft possui 64 sensores: 16 unidades distribuídas em quatro linhas
O teclado da Microsoft possui 64 sensores: 16 unidades distribuídas em quatro linhas

Esta combinação de sensores é capaz de trabalhar com uma resolução de apenas 64 pixels, mas como ela possui uma taxa de atualização muita rápida – 300 Hz, ou seja, 300 vezes por segundo -, o software do teclado consegue obter informações suficientes para identificar cada mudança que indique um movimento.

Os gestos identificáveis até agora diferem pouco ou nada do que já conhecemos: ao levantar um pouco os dedos e baixá-los em seguida, dá para fazer rolagem de uma página; se o usuário “arrastar” a sua mão para a esquerda ou para a direita, poderá mover a visualização de uma imagem para o lado correspondente.

Sabe aquele gesto de juntar ou afastar o polegar e o indicador para dar mais ou menos zoom em uma foto? Também é reconhecido pelo teclado.

Parece não ser preciso muito esforço para dominar os gestos do teclado
Parece não ser necessário muito esforço para dominar os gestos do teclado

Com base no que vemos no vídeo de demonstração, a impressão que se tem é que o Type-Hover-Swipe pode vir a calhar no quesito produtividade. O ganho de tempo ao dar comandos quase sem afastar as mãos do teclado pode parecer ínfimo, mas quem conseguir dominar bem o conceito poderá acabar se vendo mais ágil na execução de determinadas tarefas.

O problema é que o Type-Hover-Swipe ainda está bastante “verde”: segundo a Microsoft, o seu índice de precisão no reconhecimento de gestos variou entre 75,6% e 89,9% nos testes efetuados, portanto, para quem procura produtividade, o teclado pode mais atrapalhar do que ajudar no atual estágio.

Também não se sabe se um dia o projeto abandonará as paredes do laboratório para se transformar em um produto comercial, mas se a Microsoft conseguir fazer o teclado ter um índice de acertos próximo de 100%, quem sabe?

Com informações: Gizmag

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados