O desenvolvedor russo Dmitry Stogov, funcionário da Zend Technologies, empresa que desenvolve aplicações baseadas em PHP, passou os últimos quatro meses trabalhando em uma otimização no motor do PHP. E o trabalho parece ter valido muito a pena: benchmarks mostram que a velocidade de sites baseados em WordPress aumentou 20%. Em um dos cenários, a melhoria de desempenho ultrapassou os 30%.

Nos testes, um servidor que era capaz de processar 211 requisições por segundo no WordPress 3.6 com uma versão anterior do PHP passou a suportar 253 requisições por segundo com uma versão de desenvolvimento do PHP 5.7, já com as mudanças aplicadas. Melhorias semelhantes foram observadas no Drupal 6.1 (11,7%), no script de galeria de imagens Qdig (15,3%) e no aplicativo de teste do Zend Framework (30,5%).

Aumento de desempenho no PHP chega a 30%
Aumento de desempenho no PHP chega a 30%

Stogov testou várias otimizações no núcleo do PHP. Uma delas consistia em um compilador JIT integrado ao cache do PHP. Isso faria com que o código fosse pré-interpretado na memória, aumentando a velocidade de execução dos aplicativos. O desempenho de um script de benchmark melhorou mais de dez vezes em relação ao PHP 5.5, mas o impacto em cenários reais foi bem pequeno.

A outra ideia, a maior responsável pelo aumento de performance, era minimizar a alocação no heap, nome dado a uma parte da memória onde são armazenados dados dinâmicos. O problema é que, para isso ser feito, boa parte do código do PHP deveria ser modificada e não havia nenhuma garantia de que a melhoria seria grande — mas a ideia foi colocada em prática mesmo assim, e deu muito certo.

As otimizações estão disponíveis em uma versão preliminar do PHP 5.7, apelidada de PHPNG ou PHP de nova geração. Se quiser testar a nova versão, você pode ler as instruções nesta página. Ainda não se sabe quando teremos esse aumento de desempenho nos servidores: ainda há falhas que geram incompatibilidade com códigos atuais, e algumas ideias que ainda não foram testadas podem melhorar ainda mais o desempenho.

Com informações: INFO.

Receba mais sobre PHP na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados