Um curioso app do MIT te convida a compartilhar detalhes de sua vida com um estranho durante 20 dias

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Imagine que, de repente, você se vê tendo acesso a detalhes do cotidiano de uma pessoa completamente desconhecida que está do outro lado do mundo. A hora em que ela acorda, quando ela faz academia, o momento em que ela faz uma pausa para o café, a qual filme ela está assistindo, enfim.

Imaginou? Agora imagine que, em troca, a pessoa também possa conhecer detalhes do seu dia a dia, mas igualmente sem saber quem você é. Se recebesse um convite para participar de uma experiência como esta por 20 dias, você toparia? Pois saiba que o MIT está testando um aplicativo que tem exatamente esta proposta.

20 Day Stranger
20 Day Stranger

De nome 20 Day Stranger, a ferramenta está sendo desenvolvida pela Playful Systems, organização que pertence ao MIT Media Lab, laboratório fundado pelo renomado professor Nicholas Negroponte que lida com a convergência entre computação, comunicação, redes sociais e afins.

A ideia é justamente esta: permitir que dois estranhos entre si possam compartilhar alguns acontecimentos do seu dia a dia durante 20 dias seguidos, mas de maneira totalmente anônima: nenhuma das partes sabe quem é a outra pessoa, tampouco conhece a sua localização exata ou tem acesso a alguma informação que permita a sua imediata identificação.

Em um tempo onde debatemos acaloradamente formas de equilibrar privacidade com serviços online cada vez personalizados, o 20 Day Stranger aparece de maneira provocativa, questionado até que ponto estamos dispostos a compartilhar informações particulares com pessoas que provavelmente nunca veremos na vida.

Pode parecer bizarro, mas, de certa forma, fazemos isso toda vez que enviamos uma foto ao Instagram ou divulgamos publicamente um checkin no Foursquare, por exemplo. A diferença essencial é que o 20 Day Stranger deixa claro que tem alguém em específico recebendo informações da sua rotina que são capturadas pelo seu smartphone.

Sim, a ideia é fazer a ferramenta transmitir informações automaticamente por meio do celular, sem a intervenção do usuário. Para tanto, o 20 Day Stranger utiliza GPS, sensores (como o acelerômetro), APIs de serviços como Google Maps, entre outros. O app pode inclusive enviar à outra pessoa fotos que você enviou para o Instagram.

Interessante, mas assustador ao mesmo tempo, não? A proposta do projeto, no entanto, não é satisfazer aos anseios de “stalkers” ou de qualquer estereótipo semelhante. O 20 Day Stranger tem como objetivo desenvolver sentimentos como empatia (se colocar no lugar de alguém) e compaixão. Ao menos é o que dizem seus idealizadores.

“A ideia não é tornar a sua vida transparente, mas oferecer o suficiente para que a outra pessoa possa questionar, imaginar [o seu dia a dia] e, finalmente, se importar”, explica Kevin Slavin, diretor da Playful Systems.

É possível que, na maioria dos casos, essa troca de informações gere apenas experiências banais: a pessoa saiu do trabalho, está fazendo academia, entrou em uma loja, enfim, nada muito interessante.

Mas, em outros, pode mesmo haver uma afeição maior ou um estímulo à imaginação. Por exemplo, você percebe que a pessoa vai toda noite a um bar e pode considerá-la pouco séria por isso, mas logo nota que ela frequenta o lugar sempre depois de sair de um hospital, o que te faz imaginar que, talvez, ela esteja simplesmente buscando uma forma de amenizar a dor de ter um ente querido doente.

Durante os 20 dias, nenhuma das partes consegue se comunicar entre si. Mas, no final do experimento, os participantes tem a chance de enviar uma mensagem à outra pessoa. Aí fica ao critério de cada um se identificar ou informar outros meios de contato. Quem sabe nasça aí uma grande amizade…

O 20 Day Stranger ainda é um experimento, portanto, é cedo para saber de sua eficiência. Se mesmo assim a ideia te interessar, basta preencher o formulário disponível no site do projeto e torcer pelo convite. Por enquanto, só podem participar donos de iPhones com iOS 7.1 (ou superior).

Com informações: The Verge, Boston Herald

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados