O SwiftKey, teclado virtual que se destaca pela previsão de palavras, já fez inúmeras promoções no Google Play, mas agora foi além: a partir de hoje, o SwiftKey para Android é gratuito para todos os usuários, em todos os países, por tempo indeterminado. Além de se tornar grátis, o aplicativo recebeu uma grande atualização e ganhou novas funcionalidades.

Mas se o SwiftKey já foi instalado por milhões de usuários e constantemente aparecia na lista dos aplicativos pagos mais baixados, por que ele se tornou gratuito? De acordo com o The Verge, que entrevistou o diretor de marketing Joe Braidwood, o SwiftKey está mudando o modelo de negócios: agora, a empresa pretende investir mais em design e ganhar dinheiro com temas para o teclado.

A decisão foi motivada pelo fato de que usuários de países em desenvolvimento, como o Brasil, estão menos dispostos a gastar dinheiro em uma versão melhorada do que já vem gratuitamente em seus aparelhos. E faz sentido: o SwiftKey foi criado em uma época em que o teclado nativo do Android era bem inferior. Hoje, o teclado do Google melhorou bastante e deve atender bem a maioria dos usuários.

Os temas são uma das principais novidades da nova versão: você pode comprar mais de 30 visuais personalizados para o teclado na SwiftKey Store, acessível nas configurações do SwiftKey. Os preços variam de acordo com o dólar, mas neste momento é possível adquirir um tema por R$ 2,59 ou pacotes de cinco temas por R$ 7,48. Como agradecimento, os usuários que já haviam comprado o SwiftKey podem resgatar gratuitamente um pacote de 10 temas.

swiftkey-temas

A nova versão do SwiftKey traz um novo tema padrão, o Nickel, que é baseado no antigo tema Cobalt e tem esse nome porque… o níquel vem logo após o cobalto na tabela periódica. Há mais de 800 emojis, e eles são suportados pela previsão: o SwiftKey aprenderá em quais contextos você usa determinado emoji e passará a sugeri-lo nessas ocasiões. A atualização traz melhorias na previsão de palavras e no recurso SwiftKey Flow de digitar deslizando os dedos.

Você pode baixar o SwiftKey gratuitamente no Google Play. Os recursos antigos, como a sincronização do dicionário com a nuvem e previsão de palavras baseada nas suas contas do Gmail, Facebook, Twitter e Evernote, continuam disponíveis. Se você já era usuário antigo do SwiftKey, atualize o aplicativo e acesse as configurações; você verá um botão para resgatar o pacote de temas.

Ainda não sabemos se o mesmo modelo de negócios será aplicado para outras plataformas: além do Android, o SwiftKey estará disponível em breve para o iOS 8, que (finalmente!) suporta teclados virtuais de terceiros.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados