Samsung revela Galaxy Tab S de 8,4 e 10,5 polegadas com telas de altíssima resolução

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Enquanto a gente dava uma pausa para ver o exoesqueleto de Nicolelis sendo exibido por míseros dois segundinhos na TV na abertura da Copa, lá em Nova York a Samsung fez um evento para anunciar o novo tablet Galaxy Tab S. Disponível em modelos de 8,4 e 10,5 polegadas, os dois tablets Android possuem tela Super AMOLED com proporção 16:10 e resolução de 2560×1600 pixels.

A Samsung adora displays Super AMOLED, tanto que usa a tecnologia nos seus dois principais smartphones (Galaxy S5 e Galaxy Note 3), mas tinha o costume de usar painéis LCD nos tablets, então a tela foi um ponto bastante destacado. Segundo a Samsung, o visor do Galaxy Tab S consegue exibir mais de 90% das cores do Adobe RGB (essa taxa normalmente é restrita a monitores profissionais) e suporta um truque de software, o Adaptive Display, que ajusta cores e nitidez de acordo com o que estiver sendo mostrado.

Galaxy Tab S de 8,4 polegadas
Galaxy Tab S de 8,4 polegadas
Galaxy Tab S de 10,5 polegadas
Galaxy Tab S de 10,5 polegadas

O corpo do Galaxy Tab S possui uma traseira com textura que lembra a usada no Galaxy S5. Com 6,6 mm de espessura, eles são quase tão finos quanto o Xperia Z2 Tablet, de 6,4 mm. E o peso também é baixo para tablets desse tamanho: o Galaxy Tab S de 10,5 polegadas pesa só 465 gramas, enquanto o de 8,4 polegadas tem 294 gramas.

Debaixo do capô haverá um chip Snapdragon 800 quad-core de 2,3 GHz (nos modelos com 4G) ou um Exynos 5 Octa com quatro núcleos Cortex-A7 de 1,3 GHz e mais quatro Cortex-A15 de 1,9 GHz (nos modelos com Wi-Fi). Ambos possuem leitor de impressões digitais no botão de início, 3 GB de RAM, 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB), câmeras frontal e traseira de 2 MP e 8 MP e Android 4.4.2 de fábrica.

Estranhamente, a interface do Galaxy Tab S é… normal. Aquele visual com estilo de revista, que a Samsung usou no Galaxy NotePRO e TabPRO (e que se parecia muito com o Windows 8), foi deixado de lado para dar lugar à mesma TouchWiz que você encontra nos smartphones. E como estamos falando de um produto caro da Samsung, há inúmeros brindes de software: 50 GB no Dropbox por dois anos, Evernote Premium por um ano, um livro por mês no aplicativo do Kindle e uma série de itens grátis no Fruit Ninja, Asphalt 8 e outros joguinhos.

Três capinhas poderão ser usadas nos tablets. A Simple Cover, como o nome sugere, é bem simples: é só uma capa que protege a tela dos tablets contra arranhões. A Book Cover pode ser usada em três ângulos, para assistir a um vídeo, interagir melhor com o touchscreen ou digitar. Por fim, tem o Bluetooth Keyboard, que possui atalhos para funções típicas da linha Galaxy, como o Multi Janela.

Simple Cover é só isso mesmo
Simple Cover é só isso mesmo
Book Cover pode ser usada em três angulos
Book Cover pode ser usada em três angulos
Se você queria um Surface com teclado, mas prefere Android, talvez o Bluetooth Keyboard seja uma opção
Se você queria um Surface com teclado, mas prefere Android, talvez o Bluetooth Keyboard seja uma opção

Até o momento, a Samsung não divulgou informações sobre datas de lançamento ou preços no Brasil. Nos Estados Unidos, de acordo com o The Verge, os modelos Wi-Fi com 16 GB de armazenamento do Galaxy Tab S de 8,4 e 10,5 polegadas, custam, respectivamente, o mesmo que o iPad mini com tela Retina e o iPad Air: 399 e 499 dólares. Eles começam a ser vendidos em todo o mundo a partir de julho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados