Sharp desenvolve tela que pode ter formatos bem diferentes dos tradicionais

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Nós estamos habituados a telas retangulares. Mas, e se nossos dispositivos pudessem contar com painéis de formatos variados, que se adaptam ao conteúdo exibido? Pois a japonesa Sharp anunciou uma tecnologia nesta semana que promete justamente viabilizar esta ideia: a Free-Form Display.

Os formatos retangulares das telas atuais se devem não só à maneira consistente e padronizada de apresentar informação visual, como também a requisitos técnicos: a Sharp explica que tais formas permitem a instalação de circuitos como o gate driver (que lida com a alimentação elétrica da tela) nos pontos próximos às extremidades – se não houver uma borda com um tamanho mínimo determinado, o componente não funciona adequadamente.

Free-Form Display - Sharp

A tecnologia Free-Form Display consegue superar esta limitação porque distribui os circuitos em toda a área da tela e não somente em seu perímetro. A Sharp atribui esta possibilidade a técnicas proprietárias de design de circuitos e à sua tecnologia IGZO, que combina a oxidação dos elementos índio, gálio e zinco para criar telas mais finais, com maior definição e menor consumo energético.

Quando falamos em formatos diferentes dos padrões retangulares, logo pensamos em outras formas geométricas, com triângulos e círculos, mas a Sharp assegura que a sua nova tecnologia vai muito além disso: telas Free-Form podem ter o formato de um logotipo ou o contorno preciso dos instrumentos do painel de um carro, por exemplo.

Não por menos, a Sharp vê o segmento automotivo como o mais promissor para a sua tecnologia, embora também vislumbre telas Free-Form sendo usadas em dispositivos vestíveis, em TVs ou monitores com tela praticamente sem bordas, em painéis publicitários ou mesmo em smartphones não convencionais.

A tecnologia está pronta, segundo a companhia, mas ainda não há data para o início da sua produção. A Sharp fala apenas em iniciá-la o mais rápido possível, talvez um jeito sútil de dizer: “no momento, estamos na fase de procurar interessados”.

Com informações: Gizmag

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados