Atualização para o KitKat nos smartphones RAZR atrasou porque eles não tinham Android puro

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Em abril, a Motorola prometeu que liberaria a atualização para o Android 4.4 KitKat aos proprietários do RAZR D1, RAZR D3, RAZR i e RAZR HD até o final do segundo trimestre. Ontem, 1º de julho, o prazo terminou e ninguém recebeu a tal atualização. O que aconteceu? De acordo com a empresa, a nova versão está demorando porque os aparelhos da geração anterior possuíam interfaces personalizadas.

Lançados no fim de 2012 e início de 2013, os quatro smartphones tinham interface parecida com o Android puro dos Nexus, mas traziam algumas modificações: havia um widget adicional de temperatura e bateria, um painel de configurações rápidas (que depois virou nativo do Android) e alguns ícones modificados. Nada perto do horrível e lento Motoblur, mas, aparentemente, suficiente para frear o desenvolvimento da nova versão.

RAZR D1, smartphone de baixo custo da Motorola, receberá atualização para o KitKat
RAZR D1, smartphone de baixo custo da Motorola, receberá atualização para o KitKat

Ao Tecnoblog, a Motorola afirma que RAZR D1, RAZR D3, RAZR i e RAZR HD eram smartphones “baseados na arquitetura anterior, que não seguiam o conceito do Android puro”, diferente dos atuais Moto E, Moto G e Moto X. Portanto, o processo levou mais tempo porque a Motorola ainda está trabalhando em “adaptações necessárias na interface do usuário” desses modelos.

A Motorola pediu desculpas aos usuários e afirmou que ainda pretende liberar a atualização para o KitKat, mas preferiu não revelar uma data exata: por enquanto, a empresa diz apenas que o upgrade chega o quanto antes, ainda neste ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados