Se você é usuário do transporte público de São Paulo, eis uma boa notícia: a SPTrans, entidade que regulamenta o sistema na cidade, liberou o uso de um aplicativo que permite recarga e consulta de saldo do Bilhete Único a partir de smartphones Android equipados com NFC.

O app em questão foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, empresa que controla parte dos quiosques de recarga instalados na capital paulista. A ferramenta vem sendo testada há alguns meses, mas somente agora foi homologada pela SPTrans.

App para recarga de Bilhete Único

O modo de funcionamento é simples: assim que abrir o app, o usuário precisa informar seu CPF e e-mail para se identificar. Em seguida, deve aproximar o Bilhete Único da parte traseira de seu smartphone e esperar a leitura do cartão.

Se o procedimento for bem sucedido, o app mostrará o saldo do Bilhete Único e botões para recarga de vale-transporte (fornecido por empregadores a seus funcionários) e para compra de crédito. Neste último, é necessário informar o número do cartão. Normalmente, o app consegue obter esta informação automaticamente, mas há campos para que o usuário o faça caso isso não ocorra.

O passo seguinte consiste em informar o valor da recarga – mínimo de R$ 10, máximo de R$ 100. Na sequência, basta escolher o modo de pagamento. Por enquanto, somente boleto bancário está disponível, mas a Rede Ponto Certo promete liberar a opção de cartão crédito a partir de 4 de agosto, o que permitirá a obtenção dos créditos na hora (o pagamento do boleto demora pelo menos um dia para ser confirmado).

Por fim, o usuário deve fazer login no sistema da loja para concluir o pedido. Se ainda não tiver cadastro, é possível criá-lo dentro do próprio aplicativo. O boleto é exibido no app e também enviado por e-mail.

O redator do Tecnoblog Lucas Braga testou a ferramenta no último mês de maio e mostra no vídeo a seguir como o procedimento é realizado:

Infelizmente, o app não é compatível como todo e qualquer aparelho com NFC. Segundo a Rede Ponto Certo, dispositivos equipados com chips NFC da Broadcom podem não funcionar. É o caso de modelos como Nexus 4, Nexus 5, LG G2 e Galaxy S4.

Entre os smartphones com compatibilidade comprovada estão: Moto X, RAZR D3, Xperia L, Xperia ZL, Xperia SP e Galaxy S3.

O app já pode ser baixado no Google Play.

Receba mais sobre Bilhete Único na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados