Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express: qual é o melhor?

Avaliamos os principais dongles para TVs atualmente. Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite e Roku Express: saiba qual é o melhor

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 11 meses
Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express: qual é o melhor? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express: qual é o melhor? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Google Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite e o Roku Express são os dongles para TVs mais básicos e acessíveis atualmente. Os quatro dispositivos são muito populares no Brasil e, em decorrência disso, é normal surgirem dúvidas sobre a atuação, interface, imagem e aplicativos disponíveis. Será que existe o melhor? Qual você deve investir? Eu avaliei todos os aparelhos e comparo os quatro a seguir.

Comparativo Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos comparativos não são revisados nem aprovados por agentes externos. O Chromecast, o Fire TV Stick Lite e o Roku Express foram fornecidos pelo Google, Amazon e Roku por doação. O Mi TV Stick foi fornecido por empréstimo pela DL Eletrônicos e será devolvido à empresa após os testes.

Hands-on e Review

Antes, lembro que a análise de cada um deles já está disponível aqui no Tecnoblog, caso queira conferir individualmente depois.

Design: Chromecast

Vamos começar pelo design, considerando como fator principal a possibilidade de instalar o dongle em outros televisores da sua casa e a praticidade de levá-lo durante uma viagem, por exemplo. O Mi TV Stick e o Fire TV Stick Lite são parecidos e lembram um pen-drive, o que significa que o transporte pode ser feito sem dificuldades. O mesmo vale para o Chromecast, que tem um formato de bolacha, é muito leve e fácil de instalar. Dá para carregá-lo no bolso sem problemas.

Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Roku Express me lembra um mini aparelho de TV a cabo. Ele, assim como os demais, é leve e compacto, mas a sua instalação é mais complexa por trabalhar com infravermelho e você precisa apontar o controle para o dispositivo reconhecer os comandos. O Express até vem com uma fita dupla face para fixar o set-top-box na lateral da TV, mas isso interfere no visual do aparelho e eu, sinceramente, não gosto.

Para funcionar, os quatro gadgets precisam estar conectados ao Wi-Fi e à energia (todos vêm com uma entrada micro USB para essa finalidade). A alimentação pode ser feita tanto através de uma porta USB da TV ou via adaptador de tomada; a Roku é a única que não oferece o acessório.

Considerando tudo isso, o Chromecast ganha em design.

Controle remoto: Mi TV Stick

Controle remoto é um ponto controverso e que pode interferir na decisão de compra. O Chromecast é o único a não trazer o acessório; como ele serve para espelhar conteúdos na TV, você deve utilizar o smartphone ou tablet para transmitir filmes, séries e outras coisas.

Controles Mi TV Stick, Roku Express, Fire TV Stick Lite e app Google Home (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Controles Mi TV Stick, Roku Express, Fire TV Stick Lite e app Google Home (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O controle do Roku é intuitivo e, no Brasil, vem com botões dedicados da Netflix, GloboPlay, HBO Go e Google Play Filmes. No entanto, lembro que só ele que funciona por infravermelho, diferentemente dos rivais. Já a Amazon nem adicionou atalhos para os seus próprios serviços, ao menos, incluiu um botão para invocar a Alexa.

O Mi TV Stick se sobressai por trazer botões de volume, de liga/desliga, do Google Assistente e dedicados para abrir a Netflix e o Prime Video.

Portanto, ponto para o Mi TV Stick.

Software: Mi TV Stick

Android TV 9.0 rodando no Xiaomi Mi TV Stick (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Android TV 9.0 rodando no Xiaomi Mi TV Stick (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O sistema operacional é outro ponto delicado para se analisar, então vamos escolher o vencedor a partir dos recursos oferecidos, logo vence aquele que entregar mais funcionalidades para o usuário, sem considerar aplicativos de streaming disponíveis, que ficou em um tópico separado. Logo de início, vamos descartar o Chromecast, pois ele é o mais básico dos quatro e não entrega uma interface como os concorrentes.

O Fire TV Stick Lite roda Fire OS e funciona como uma galeria de recomendações do Prime Video, já que muitos conteúdos deles ficam na tela inicial. As telas são muito organizadas, o sistema tem fluidez e, como extra, você tem a Alexa disponível. Caso tenha uma caixinha Echo, é possível controlar o Fire TV Stick Lite pelo smart speaker da Amazon.

Interface do Amazon Fire TV Stick Lite (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Interface do Amazon Fire TV Stick Lite (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Roku Express tem software próprio, é bonito e também o mais diferente deste comparativo. Ele exibe propaganda que, na verdade, são recomendações de serviços disponíveis para você instalar; não tem assistente pessoal e o espelhamento de conteúdo pode ser feito através do aplicativo oficial da Roku, que também funciona como controle remoto.

O grande diferencial aqui é a busca avançada presente no Express, que consegue localizar filmes em várias plataformas ao mesmo tempo.

Interface do Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Interface do Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Já o Mi TV Stick roda o popular Android TV 9.0 com uma interface mais intuitiva, flexível e personalizável. Além de trazer Google Assistente e Chromecast integrado, o dispositivo da Xiaomi se sobressai por embarcar as plataformas do Google e por ter a integração com a sua conta Gmail. Ademais, embora você possa utilizar o app Google Home, o controle do Mi TV Stick tem tudo o que a pessoa precisa para navegar pela interface.

É por isso que o Mi TV Stick, com o seu Android TV, ganha em software.

Desempenho: empate (Fire TV Stick Lite e Roku Express)

O Fire TV Stick Lite tem um processador quad-core de 1,7 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna; o Mi TV Stick também está equipado com processador de quatro núcleos de 1,5 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna. Roku e Google não fornecem informações sobre o desempenho de seus produtos, mas isso não impede de termos um campeão aqui.

O Chromecast atua sem dificuldades, com uma boa alternância entre os aplicativos e não demora muito para iniciar.

Página de ajustes do Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Página de ajustes do Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Fire TV Stick Lite e o Roku Express têm ótimas respostas, não apresentam travamentos e fechamentos inesperados. Entretanto, não posso dizer o mesmo do Mi TV Stick, que é o mais lento do comparativo e, vez ou outra, engasta.

Sendo assim, temos um empate entre Fire TV Stick Lite e Roku Express.

Apps e serviços: Chromecast

Nós separamos um tópico para falar de aplicativos e serviços disponíveis em cada equipamento, já que esses assuntos também influenciam bastante na hora de decidir qual comprar. No caso do Chromecast, como ele não tem uma interface como os concorrentes, incluímos, portanto, os serviços suportados.

Chromecast (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Chromecast (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

E, por incrível que pareça, por uma diferença muito pequena, o Chromecast ganha neste quesito. Nós analisamos 21 plataformas famosas no Brasil, incluindo Netflix, Prime Video, Globoplay, Disney+, Spotify e até outros serviços de mídia, como PlayPlus, DirecTV Go e TuneIn.

Depois disso, descobrimos que de 21 analisadas, o gadget do Google suporta 20 e só ficou devendo o Apple TV+. Logo em seguida, estão Mi TV Stick, com 19 disponíveis; Roku Express, também com 19; e o Fire TV Stick Lite fica em último, com 17, deixando de entregar Globoplay, HBO Go e Google Play Filmes, isso em janeiro de 2021, quando este comparativo foi publicado.

Ponto para o Chromecast. Confira abaixo os principais serviços disponíveis em cada dispositivo:

Principais apps (vídeos/ áudio)Chromecast (suportados)Mi TV StickFire TV Stick LiteRoku Express
Netflixsimsimsimsim
Prime Videosimsimsimsim
Globoplaysimsimnãosim
HBO Gosimsimnãosim
Disney+simsimsimsim
Apple TV+nãonãosimsim
Telecine Playsimsimsimsim
PlayPlussimnãonãonão
Lookesimsimsimsim
Plexsimsimsimsim
Pluto TVsimsimsimsim
Vixsimsimsimsim
Crunchyrollsimsimsimsim
Daznsimsimsimsim
Spotifysimsimsimsim
Deezersimsimsimsim
Tidalsimsimsimnão
TuneInsimsimsimsim
YouTubesimsimsimsim
DirecTV Gosimsimsimsim
Google Play Filmessimsimnãosim

Qualidade de imagem e som: Fire TV Stick Lite

Todos esses dongles têm algo em comum: a resolução máxima é Full HD (1080p) a 60 quadros por segundo, ou seja, nada de 4K. Contudo, tanto em imagem quanto em som, o Fire TV Stick Lite consegue se destacar.

Reprodução de filme no Amazon Fire TV Stick Lite (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Reprodução de filme no Amazon Fire TV Stick Lite (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Quando analisamos os codecs, ele suporta os formatos H.265, H.264, VP9, além de ser compatível com HDR 10, HDR10+ e HLG, desde que a TV suporte à tecnologia. Em áudio, o produto é compatível com Dolby Digital e Dolby Atmos.

O Roku, o Chromecast e o Mi TV Stick suportam H.264 e VP9, além de Dolby Audio e o produto da chinesa acrescenta DTS.

O Fire TV Stick Lite tem uma cartela mais ampla e vence em qualidade de imagem e som.

Custo-benefício: Roku Express

Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Chegamos ao último tópico e as diferenças, agora, não são enormes. O Chromecast é o mais antigo deste comparativo e chegou em 2019 por R$ 349, hoje, já é possível adquiri-lo por menos. Fire TV Stick Lite e o Roku Express também foram anunciados por R$ 349, mas, atualmente, a Amazon vem comercializando os dois produtos por bem menos.

E o Mi TV Stick, oficialmente, é o mais caro, porque a DL Eletrônicos cobra até R$ 600 pelo dispositivo. Quem leva a melhor em custo-benefício é o Roku Express. Uma rápida busca na internet já revela o quanto é mais fácil adquirir o dispositivo da empresa americana por menos de R$ 300. E, dependendo da loja, o Express pode sair por R$ 200.

Quem leva a melhor?

Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

E o vencedor é… ninguém! Tivemos um empate que nem eu estava esperando, cada gadget obteve 2 pontos, porém isso não aconteceu à toa. A verdade é que estes são bons dongles acessíveis, populares e que oferecem as principais plataformas de streaming do mercado, então é natural ocorrer isso, dessa forma, vai de gosto.

Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Chromecast, Mi TV Stick, Fire TV Stick Lite ou Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Mi TV Stick, tão adorado pelos fãs da Xiaomi, tem o controle remoto mais completo e uma boa interface; o Chromecast agrada pela comodidade e por ter um suporte amplo.

O Roku Express chama a atenção com o bom desempenho e pelo custo-benefício excelente, mas não só isso. O produto da americana se destaca pela ampla lista de apps de streaming disponíveis no catálogo. Por fim, o Fire TV Stick Lite segue o rival e sai como vencedor em imagem, som, além de agradar pela performance.

Agora é com você! Compartilhe nos comentários qual é o seu favorito para ajudar outras pessoas a tomarem a sua próxima decisão de compra!

Receba mais sobre Roku Express na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Canal Exclusivo

Relacionados