Pesquisadores do Yahoo! criam algoritmo que encontra o caminho mais bonito no mapa

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Em 2014, ninguém mais duvida de como usar um GPS, certo? Só que eles mostram sempre a rota mais rápida, e, às vezes, você tem tempo de sobra para aproveitar o visual da cidade um pouquinho.

Pensando nisso, pesquisadores do Yahoo! começaram a trabalhar num algoritmo que, em vez de dar a melhor opção de caminho levando em consideração o tempo, o faz levando em consideração a paisagem. E, por enquanto, o algoritmo tem funcionado.

Os testes foram feitos primeiro em Londres e depois em Boston e, testados por moradores das duas cidades, ambos foram aprovados.

urbangems
Que escolha difícil!

Para escolher os caminhos, a equipe, liderada por Daniele Quercia, criou um algoritmo baseado nas opiniões das pessoas no site UrbanGems. O site, criado por eles, traz fotos do Google Street View e Geograph e permite que os visitantes votem na imagem que acham mais bonita.

Então, eles jogaram os dados coletados em um mapa. Ao procurar um caminho, ele age como um GPS normal, buscando todas as rotas possíveis, e o fator beleza é então adicionado. A rota escolhida, no fim, é a que tiver as paisagens com notas mais altas de acordo com as votações no UrbanGems.

Para a cidade de Boston, o processo para encontrar os caminhos mais belos foi feito no Flickr: a equipe buscou padrões que se relacionassem a beleza de acordo com a pesquisa feita para o mapa em Londres e os aplicaram para encontrar os lugares belos da cidade americana. Mais uma vez, os voluntários aprovaram as escolhas.

Beautiful cities

O mais interessante nisso tudo é que, apesar de não serem os caminhos mais rápidos os escolhidos, eles são cerca de 12% mais longos que os outros. No entanto, as rotas, pelo menos até esse estágio da pesquisa, são só para pedestres.

Por isso, há um grande apelo na ideia para uso turístico. O próximo passo da equipe de Daniele Quercia é criar um aplicativo e testá-lo em diversas cidades dos EUA e da Europa.

Com informações: Technology Review

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados