Agora você pode medir distâncias no Google Maps ligando pontos no mapa

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Nesta semana, o Google Maps ganhou uma funcionalidade simples, mas tão útil que deveria ter sido mais divulgada pela empresa – o máximo que houve foi uma nota discreta no Google+. De qualquer forma, cá estamos nós para isso: trata-se da possibilidade de calcular a distância entre dois ou mais pontos com poucos cliques do mouse.

O funcionamento é simples: basta visualizar qualquer localidade na versão web do Google Maps, clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto inicial da medição, escolher a opção “Medir distância” e, em seguida, clicar com o botão esquerdo sobre o local de destino. A distância é fornecida em metros e quilômetros, além de pés e milhas.

Medindo distâncias no Google Maps
Medindo distâncias no Google Maps

É possível fazer medições bastante precisas porque a funcionalidade é capaz de ligar vários pontos: assim que você clicar sobre o primeiro local de destino, pode continuar clicando em outros. Cada novo trecho é somado ao anterior. Se você errar, basta clicar novamente sobre o ponto para anulá-lo ou simplesmente arrastá-lo para o local correto.

Há muita utilidade neste recurso: você pode planejar o melhor trajeto para uma caminhada, o caminho mais curto para chegar ao trabalho de carro ou estimar o tempo que você vai ter que andar de uma estação do metrô até um estabelecimento nas redondezas, por exemplo.

As medições não se limitam a locais próximos: pode-se medir distâncias entre pontos do mapa independentemente do nível de aproximação. Se você o fizer entre dois continentes, por exemplo, verá inclusive que o Maps “dobrará” a linha para acompanhar a curvatura do planeta.

Sim, mentes férteis também gostarão da novidade
Sim, mentes férteis também gostarão da novidade

Pelo o que constatamos, a novidade está funcionando nas versões do Google Maps para todos os idiomas, inclusive português. Note, no entanto, que os apps móveis do serviço ainda não contam com o recurso. Sequer sabemos quando contarão, uma vez que o Google não deu qualquer estimativa.

E se você ficou com a impressão de já ter visto esta funcionalidade antes, saiba que pode ter razão: na versão anterior do Google Maps era possível ativar um recurso semelhante a partir das opções do Labs.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados