Está mais rápido sincronizar arquivos pelo Dropbox

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Sincronizar arquivos entre computadores pela internet é prático, mas a velocidade de upload das conexões faz com que esse processo seja bastante demorado. O Dropbox está tentando tornar a tarefa menos dolorosa com a “sincronização por streaming”, que promete diminuir significativamente o tempo necessário — teoricamente, é possível até dobrar a velocidade na sincronização de arquivos grandes.

Como funciona? A explicação parece tão simples que não dá para entender por que não fizeram antes. Antes, seu computador enviava para o Dropbox aquele vídeo gigante de 3 GB e, só depois do demorado upload, outras máquinas começavam a baixar o arquivo. Com a nova técnica, você enviará apenas pequenos blocos de cada vez, que serão imediatamente baixados por outras máquinas. Conexão ativa por mais tempo, velocidade mais alta, todos felizes.

dropbox-streaming-sync

A explicação completa, obviamente, envolve questões mais complexas e pode ser lida no blog do Dropbox. A nova técnica entra em ação sempre que um arquivo for maior que 16 MB e normalmente diminui o tempo necessário para a sincronização de um arquivo em aproximadamente 25%. No cenário ideal, em que o download e upload das conexões são iguais, o ganho de velocidade tende a 100%.

Para aproveitar a nova técnica de sincronização, você precisa baixar a última versão do cliente do Dropbox, que também inclui melhorias nas notificações e novos idiomas. Antes que a sincronização por streaming funcione aí, é necessário que o Dropbox libere o recurso na sua conta — se isso ainda não foi feito, será nas próximas semanas.

Agora só falta diminuir os preços.

Receba mais sobre Dropbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados