O Uber Eats funciona como um app de entrega de pedidos de comida, conectando restaurantes e consumidores através dos entregadores, sejam eles os motoristas do app de viagens (que podem optar ou não a entregar comida), ou motociclistas e ciclistas que trabalham apenas com o app de pedidos. Veja a seguir como funciona o Uber Eats.

Como funciona o Uber Eats

O Uber Eats funciona de maneiras diferentes para conectar as três pontas: restaurantes, entregadores e consumidores. Tudo é feito pelo app padrão (mais o Uber Driver para entregadores) e o processo obedece algumas regrinhas que diferem para cada ponta.

Para o restaurante

O restaurante interessado no Uber Eats precisa se inscrever na plataforma, através do formulário disponível em ubereats.com/restaurant. Uma vez aprovado, o responsável pelo estabelecimento receberá notificações de pedidos através do app padrão (apps.apple.com, play.google.com), que é diferente para restaurantes e consumidores.

Uber Eats / como funciona o Uber Eats

Ao receber um pedido, o restaurante o prepara normalmente para entrega, que será feita por um dos entregadores habilitados do Uber, que pode ser um motorista do aplicativo de corridas (carro), um motociclista ou mesmo um ciclista. Os pedidos são entregues em aproximadamente 15 minutos. O Uber cobra uma porcentagem dos restaurantes parceiros, calculada sobre o montante das vendas realizadas no app.

Para o entregador

Por padrão, o Uber Eats trabalha com os motoristas já cadastrados no app de viagens, que podem optar por também fazerem entregas de comida. Ele também permite o cadastro de outros entregadores que fazem as viagens de moto ou de bicicleta.

Uber Eats / como funciona o Uber Eats

Para motoristas de carro ou moto, é obrigatório apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “exerce atividade remunerada”, além do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que não precisa estar no nome do motorista, podendo estar licenciado como Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ).

Para ciclistas, é obrigatório ser maior de 18 anos, apresentar RG e CNH, mesmo sem ter carro ou moto (para o caso de adquirir posteriormente e querer usar o veículo nas entregas), CPF e Comprovante de Situação Cadastral no CPF, documento que pode ser emitido em servicos.receita.fazenda.gov.br.

Novos motoristas se cadastram através do site uber.com/signup, já motoristas do app de viagens precisam habilitar pelo app Uber Driver (apps.apple.com, play.google.com):

  1. Abra o app e toque nas três linhas paralelas no canto inferior direito;
  2. Toque em “Preferências de direção” (duas linhas paralelas no canto inferior direito);
  3. Toque em “Entregas” para deixar a opção em “Ligado”.

Para desativar a opção de fazer entregas, basta repetir o processo, tocando em “Entregas” para deixar em “Desativado”.

Uma vez cadastrado, o entregador receberá notificações de pedidos de entrega nas proximidades, da mesma forma que os avisos de pedidos de viagens, pelo app Uber Driver. Ao aceitar uma entrega, o parceiro deve retirar o pedido no restaurante e seguir até o consumidor.

A Uber cobra taxas em cima dos valores dos pedidos, sejam pagos em dinheiro, cartão de crédito/débito no ato da entrega ou pelo aplicativo. O entregador pode optar entre receber pagamentos a cada 7 dias na conta bancária ou quando desejar pelo Flex Pay.

Para o consumidor

Uber Eats / como funciona o Uber Eats

A operação do Uber Eats para o consumidor não difere muito do app de viagens: ele oferece uma relação de restaurantes cadastrados nas proximidades, que estejam em funcionamento no momento da consulta. Basta selecionar o pedido, da maneira que achar melhor e definir a forma de pagamento, se pelo app, com cartões ou dinheiro.

Assim como ocorre com restaurantes e entregadores, o Uber Eats cobra taxas de serviço e de entrega pequena dos consumidores, fora a taxa de entrega do restaurante.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber Eats na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados