Alguns usuários foram surpreendidos ao navegar pela timeline do Instagram: apareceu em destaque uma propaganda para o Bolt, um novo aplicativo de mensagens instantâneas através de fotos com um clique. Isso lembra o Snapchat? Bastante.

_20140723_234349

O anúncio foi percebido pelo leitor Hugo Maestá, quando abriu o Instagram. O botão escrito “Free” direciona o usuário para a Play Store, mas leva o usuário para uma tela que anuncia a indisponibilidade do novo app. Além do ícone, dos emojis e do texto de introdução, não há mais nenhuma informação na internet sobre o Bolt. Foi possível encontrar pela busca do Twitter outros usuários relatando (e reclamando) terem visto o anúncio – o problema é que as mensagens se misturam com menções ao perfil do atleta olímpico Usain Bolt. Todas as capturas de tela são da versão para Android do Instagram.

O mais estranho em relação a tudo isso é o fato de que o Facebook, dono do Instagram, anunciou há pouco mais de um mês um app para competir com o Snapchat. Trata-se do Slingshot, que tem uma temática um pouco diferente: para visualizar o conteúdo enviado por seus amigos, é necessário enviar um conteúdo de volta.

Talvez o Bolt não tenha nada a ver com o que estamos imaginando (será que as mensagens também são efêmeras?), mas é uma possível jogada para conquistar um público que não está presente no Slingshot.

Existe ainda a hipótese de que esse seria um novo formato de anúncio dentro do Instagram. Não consigo considerá-la válida, uma vez que não faria o menor sentido ter uma propaganda de um concorrente no próprio aplicativo. Além do mais, é importante lembrar que o Instagram também possui a função de mensagens diretas por meio de fotos, chamada Instagram Direct. Você provavelmente usou esse recurso quando ele foi anunciado e agora nem se lembra de sua existência.

Esse post poderá ser atualizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados