O Brasil é, atualmente, o quinto país com mais mortes em acidentes de trânsito. Em 2012, foram 44.812 óbitos nas ruas e estradas.

Com esses dados na mão, a Ford anunciou hoje, em coletiva para a imprensa em São Paulo, uma novidade que estará presente pela primeira vez no país no Novo Ka: a tecnologia de Assistência de Emergência.

novo ka

A Assistência de Emergência aproveita o SYNC, uma espécie de assistente pessoal da Ford, para auxiliar no caso de acidentes.

Basicamente, o SYNC sincroniza o sistema do carro com o smartphone via Bluetooth, permitindo que o usuário envie comandos de voz, ouça leituras de suas mensagens e acesse aplicativos sem tirar as mãos do volante.

Com a Assistência de Emergência, no caso de um acidente que cause a ativação do air bag, o próprio sistema faz uma ligação para o SAMU e uma gravação avisa da ocorrência, dá a localização em coordenadas e deixa a linha aberta como um viva-voz para que as vítimas se comuniquem com o resgate (se puderem, claro). A Ford, em parceria com o SAMU, desenvolveu um treinamento para os atendentes saberem como proceder com as ligações.

Também dá para cancelar a chamada manualmente ao apertar um botão. Já ligar para o SAMU com a mesma facilidade é impossível: a ligação só é feita no caso de ativação do airbag mesmo.

painel novo ka

Questionada durante a coletiva, a Ford concordou que há casos em que a Assistência de Emergência não poderá ajudar, como em áreas em que não há sinal de telefone. Mas ressalta que isso é resultado da infraestrutura de telefonia brasileira, e não de um defeito na sua tecnologia; não tem como ligar nem do seu próprio celular para lugar nenhum nessas condições.

Isso enfatiza que o sistema funciona como um item de conveniência e não de segurança. A Ford optou por um modo diferente do que vem sendo usado em carros conectados para a adoção da nova tecnologia no Brasil: começar por um veículo do segmento de entrada em vez dos mais caros, tornando-a mais acessível. A Assistência de Emergência é gratuita e válida durante toda a vida útil do carro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados