O sucesso de iniciativas como Arduino e Raspberry Pi parece ter servido de inspiração para a Microsoft criar um produto semelhante: ainda que sem fazer alarde, a companhia apresentou uma plataforma programável de nome Sharks Cove no último final de semana. Desenvolvido com o auxílio da companhia CircuitCo, o dispositivo é compatível com Windows 8.1 e, surpreendentemente, Android.

Para dar suporte razoável a estes sistemas, a Microsoft equipou o Sharks Cove com um processador Intel Atom Z3735G quad-core com opções de frequência que vão de 1,33 GHz a 1,83 GHz, 1 GB de RAM, chip de 16 GB para armazenamento interno de dados, slot para microSD e porta HDMI.

Também há suporte para interfaces dos mais variados tipos, como USB, MIPI, GPIO e UART, segundo o site oficial do projeto.

Sharks Cove
Sharks Cove

As especificações despojadas refletem no preço. Enquanto a versão mais recente do Raspberry Pi, que é baseado na arquitetura ARM, tem valores quem giram em torno dos US$ 35, o Sharks Cove não sai por menos de US$ 299.

Este preço, no entanto, engloba a placa e uma imagem do Windows 8.1 devidamente licenciada – ao menos para quem possui uma assinatura MSDN -, além de ferramentas para a instalação do sistema operacional no dispositivo e kits de desenvolvimento.

Mesmo assim, o preço acaba não sendo muito atraente para quem está disposto a utilizar este tipo de placa para estudar ou em hobbies. Talvez seja esta a razão para a Microsoft ter deixado claro que entusiastas são bem-vindos, mas que o objeto principal do Sharks Cove é auxiliar projetistas e afins a desenvolverem dispositivos baseados no processador Atom, tal como tablets, assim como drivers e softwares diversos para o Windows.

Seja lá qual for a aplicação, quem estiver interessado no Sharks Cove já pode adquirí-lo em pré-venda a partir do site Mouser Electronics. O envio para fora dos Estados Unidos, evidentemente, está sujeito a taxas de importação e cobrança de frete internacional.

Com informações: Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados