O que há de novo no Windows Phone 8.1 Update

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
windows-phone-live-folder

Lumia Cyan mal chegou aos usuários, mas a Microsoft já revelou a primeira atualização significativa do Windows Phone 8.1. Com o recurso nativo de pastas de aplicativos, Xbox Music mais rápido, reforço na segurança e outras novidades, o Windows Phone 8.1 Update será distribuído a partir da semana que vem aos desenvolvedores. Também há melhorias na Cortana, mas ela (ainda) não é para você.

Live Folders, até que enfim

Atualmente, para agrupar Live Tiles na tela inicial em pastas, é necessário usar um aplicativo de terceiro. A Nokia tem o Pastas de Aplicativos; a Samsung tem o App Folder. Eles fazem o trabalho decentemente, mas a solução nativa da Microsoft é muito mais prática: para criar uma Live Folder, simplesmente arraste um Live Tile para cima do outro. Mesmo dentro de uma pasta, os Live Tiles continuarão exibindo informações normalmente.

Cortana poliglota

A assistente pessoal Cortana vai chegar ao Reino Unido, China, Canadá, Austrália e Índia. Nada de Brasil por enquanto, mas a Microsoft deixou claro que o processo de adaptar a Cortana a um país é meio trabalhoso: na terra da rainha, por exemplo, a Cortana precisará exibir informações da bolsa de valores de Londres, condições do trânsito e resultados de jogos de futebol da English Premier League.

Cortana (ou "Xiao Na" na China)
Cortana (ou “Xiao Na” na China)

Além disso, a Cortana já fala inglês por funcionar nos Estados Unidos, mas para chegar ao Reino Unido é necessário adaptar a assistente ao sotaque britânico. Tanto é que, no Reino Unido, a voz da Cortana não será a mesma dos Estados Unidos, onde foi usado o timbre de Jen Taylor, que faz a voz da personagem de inteligência artificial Cortana na série Halo.

Na China, a Cortana tem… rosto! Ou, pelo menos, dois olhinhos. Algumas funcionalidades adicionais, desenvolvidas pela Microsoft China, estarão disponíveis exclusivamente para os chineses, como a possibilidade de procurar palavras em inglês no dicionário do Bing. Na previsão do tempo, além das informações tradicionais, como a temperatura, também será mostrada a qualidade do ar, algo bem importante por lá.

Ficou bem simpática.

Pequenas melhorias bem-vindas

  • O Xbox Music está mais rápido para abrir e ganhou melhorias em várias partes, como a sincronização em plano de fundo e o Live Tile, que está mais elaborado;
  • Apps Corner: função para o mercado corporativo, permite selecionar e restringir os aplicativos que estarão disponíveis para um usuário;
  • Você pode selecionar múltiplos SMS para excluí-los ou encaminhá-los.
windows-phone-8-1-update-sms-xbox-apps-corner

The Verge citou algumas novidades debaixo do capô que não estão listadas no blog da Microsoft:

  • Suporte a telas de 7 polegadas (porque o Lumia 1520 de 6 polegadas ainda é muito pequeno, né?);
  • Mais uma opção de resolução: 1280×800 pixels;
  • Quick Charge: recurso da Qualcomm para carregar a bateria mais rapidamente (Lumia 1520 e Lumia 930 suportam essa função).

Quando chega?

Se você faz parte do programa Windows Phone 8.1 Preview for Developers, uma atualização será liberada na semana que vem. Já para quem não quiser arriscar, o jeito é esperar: a Microsoft promete disponibilizar o Windows Phone 8.1 Update “nos próximos meses”. Depois da liberação pela Microsoft, ainda será necessário aguardar a boa vontade das fabricantes e das operadoras.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados